PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Alteração de Renda
UNIVALIPrevidência

Olá! Reunimos aqui nesta página tudo o que você precisa saber sobre as novas formas de receber o seu benefício.

Por que está sendo disponibilizada aos aposentados e pensionistas outra janela para alterar a forma de recebimento de renda?

A alteração regulamentar do plano UNIVALIPrevidência, aprovada em 11/08/2023 e publicado no Diário Oficial da União em 18/08/2023, possibilita até agosto de 2024 aos assistidos (aposentados e pensionistas) que atualmente recebem renda vitalícia escolher uma nova forma para receberem o seu benefício: por renda financeira.

Tal alteração surgiu por demanda do patrocinador, visando a sustentabilidade do plano de benefícios, mitigando os fatores de risco.

A solicitação também foi um pleito de parte dos assistidos interessados na escolha por renda financeira.

As rendas financeiras seguem a tendência dos planos de previdência de eliminar obrigações de benefício definido, que podem gerar déficit e, consequentemente, onerar assistidos e patrocinadoras, obrigando-as a arcar com contribuições extras.

Além disso, a mudança permite a individualização do saldo de contas, dando aos assistidos mais flexibilidade no recebimento de sua renda e controle sobre o patrimônio acumulado.

Quais são os tipos de renda?

Para entender as opções de rendas oferecidas pelo plano UNIVALIPrevidência, criamos um material que explica as diferenças entre as rendas vitalícia e financeira.

Impactos de cada tipo de renda

Preparamos um material para explicar quais os impactos que cada opção de renda oferecida pelo plano pode causar aos aposentados e pensionistas.

Simule sua renda

A decisão de alterar a forma de receber a renda é exclusivamente do aposentado ou pensionista. Não é obrigatório fazer esta alteração, mas nós da PREVISC incentivamos que os aposentados e pensionistas conheçam e comparem as rendas para escolher a melhor opção. Pensando nisso, criamos um simulador para que cada um possa conferir as diferenças.

Confira o simulador no Autoatendimento. Ao acessar a página com o seu CPF e senha, acesse o menu lateral esquerdo e clique em Benefícios > Conversão de Renda.

Perguntas Frequentes

Cada tipo de renda tem suas particularidades e isto pode gerar dúvidas.

Por isso, criamos FAQ (Perguntas Frequentes) para esclarecê-las.

Histórico do Plano

O objetivo deste documento é demonstrar, de forma consolidada, o histórico de resultados do plano UNIVALIPrevidência, detalhando a origem do resultado deficitário e seus impactos, ou seja, os critérios para determinação da contribuição extraordinária.

Rentabilidade do Plano

Todos os meses, a PREVISC divulga aos seus participantes as lâminas de investimentos dos planos, que apresentam a rentabilidade obtida no mês anterior e um breve relato do cenário econômico. As lâminas estão no site da PREVISC e podem ser acessadas em NOSSOS PLANOS > UNIVALIPREVIDÊNCIA > RENTABILIDADE (no menu lateral esquerdo).

Para facilitar, divulgamos aqui as lâminas de investimentos dos últimos anos:

Relatórios Anuais

Todos os anos no mês de abril, a PREVISC divulga aos seus participantes o Relatório Anual de Informações (RAI), que contém as principais informações contábeis, financeiras e atuariais do plano. Além de uma obrigação legal, este documento é importante para dar transparência às principais realizações, à situação e aos resultados dos planos administrados pela PREVISC.

Este relatório é enviado por e-mail, está no site da PREVISC e também pode ser encontrado no Autoatendimento > DOCUMENTOS (menu lateral esquerdo) > ACESSE SEUS DOCUMENTOS. Confira os relatórios do UNIVALIPrevidência dos últimos anos:

Regulamento

A alteração recente no regulamento do plano UNIVALIPrevidência disponibilizou uma nova janela para os aposentados e pensionistas que recebem renda vitalícia tenham a possibilidade de alterar o recebimento do benefício para renda financeira.

Faça o download do regulamento do plano e quadro comparativo das alterações para conferir na íntegra essas novas opções para receber o benefício.

Como fazer a opção

Primeiro, é importante verificar o saldo e fazer a simulação de renda, para tomar uma decisão mais assertiva, no Autoatendimento (saiba como acessar AQUI). Dentro do ambiente, acesse o menu lateral esquerdo e clique em BENEFÍCIO > CONVERSÃO DE RENDA (confira o passo a passo aqui):

Depois de fazer a simulação, é possível formalizar a alteração de renda no próprio Autoatendimento. É prático e intuitivo, basta preencher as informações que serão solicitadas no ambiente.

Também é possível formalizar a escolha NESTE FORMULÁRIO AQUI. Preencha as informações e, depois, digitalize e envie o formulário para a nossa Central de Relacionamento com o Participante até agosto de 2024, clicando AQUI. Escolher a opção e-mail e não esquecer de anexar o formulário!

Caso prefira, faça a impressão do formulário, preencha as informações e envie por Correio para o endereço da PREVISC: Rod. Admar Gonzaga, 2765. 2° Andar – Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP: 88034-001.

Importante: Caso o assistido não envie o formulário para a PREVISC, continuará recebendo o benefício pela forma renda vitalícia.

Períodos de alteração

Até 31/12/23 (a nova forma de recebimento de renda passa a vigorar em janeiro/24)

01/01/24 até 31/03/24 (a nova forma de recebimento de renda passa a vigorar em abril/24)

01/04/24 até 18/08/24 (a nova forma de recebimento de renda passa a vigorar em setembro/24)

Fale Conosco

Em caso de dúvidas, a PREVISC disponibiliza um número de telefone exclusivo e especializado sobre o assunto: (48) 3239-3309. Também estamos à disposição pelos nossos canais de comunicação tradicionais: 0800-048-8088 ou clique AQUI para enviar e-mail, falar por chat ou via WhatsApp.