PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

20/08/2021
Vulnerabilidade do mercado financeiro afeta rentabilidade em julho

A economia sofreu com diversos indicativos negativos no âmbito fiscal e político em julho, no cenário interno. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios deu sinais que trariam instabilidade para a economia, além da possibilidade de gerar um imbróglio entre os poderes federais. Os rumores de parcelamento de dívidas da União não foram bem vistos. Além destes fatores, a incerteza quanto ao orçamento da União em 2022 causaram impactos significativos no mercado de renda fixa. Já o impacto no mercado de renda variável foi devido aos rumores sobre o projeto da reforma tributária. Os rendimentos provenientes de ações e rendimento de fundos imobiliários são prováveis alvos de taxação. Essas notícias fizeram tanto o Ibovespa (principal indicador da Bolsa de Valores do Brasil) quanto o IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários) apresentarem alta volatilidade.

No mundo, a recuperação econômica perdeu tração após os temores com o avanço da variante Delta do Coronavírus. Houve retomada mais lenta do setor de serviços e há continuidade dos gargalos na cadeia produtiva. Por outro lado, observou-se uma aderência maior ao processo de vacinação em função da variante e, em países onde a vacinação está em estágio avançado, não deve ocorrer novas medidas restritivas. Apesar disso, ainda há uma perspectiva positiva para o crescimento econômico no segundo semestre, ainda que com taxas menores. Além disso, o FED (Banco Central dos Estados Unidos) optou pela manutenção da taxa de juros no patamar entre 0% e 0,25% e também pela manutenção do programa de compra de ativos, conforme o esperado.

Diante do cenário adverso, os investimentos da Entidade apresentaram rentabilidade de -0,66%. Importante sempre destacar que a previdência complementar é um investimento a longo prazo. Então, há tempo o suficiente para recuperar as perdas por conta dos períodos de instabilidade do cenário econômico.

Acompanhe a rentabilidade do seu plano de previdência todos os meses, no site da PREVISC - WWW.PREVISC.COM.BR. Clique no menu SOU PARTICIPANTE, selecione a empresa onde trabalha/trabalhou e depois clique em Ir para o plano. Na página do seu plano, selecione Rentabilidade no menu lateral e clique em Consulte as lâminas de investimentos.