PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

21/02/2022
Você sabe o que é o Open Banking?

O Open Banking é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil, que tem como objetivo oferecer mais controle, segurança e privacidade para você, ao mesmo tempo em que aumenta a concorrência entre as instituições financeiras, gerando assim vantagens para o mercado de consumo.

De uma maneira mais simples, a proposta do Open Banking é que você e as instituições compartilhem seus dados. Desse modo, você pode, por exemplo, comparar produtos e taxas entre instituições.

Da mesma forma, você poderá compartilhar seus dados financeiros com as instituições, com o objetivo de receber melhores ofertas de créditos e serviços.

Ah, é importante lembrar que você poderá escolher com quais instituições e quais informações você quer compartilhar. Afinal, você fica no controle das suas informações.

A implementação do programa está sendo feita de forma gradual e, neste ano, a expectativa é que boa parte dos serviços — como seguros, empréstimos, capitalização e investimentos — seja disponibilizada.

Viu só? O Open Banking não é um bicho de sete cabeças e pode ser uma ferramenta bastante útil para você conseguir melhores condições no mercado financeiro.