O seu vínculo com o plano de previdência vai além da relação com a empresa. É um compromisso com o seu futuro! Para garantir um padrão de vida com mais qualidade lá na frente, você precisa continuar investindo. O plano de previdência será um grande aliado para realizar seus sonhos a longo prazo. E o plano SENAI-PIPrev pode ajudá-lo(a) a tirar seus sonhos do papel!
Queremos muito continuar cuidando do seu futuro, mas a decisão é sua. Caso ainda esteja com dúvidas, queremos lembrá-lo(a) que existem quatro opções em caso de desligamento da empresa:
Autopatrocínio: você continua fazendo contribuições mensais ao plano, assumindo as despesas do plano, até obter os requisitos para se aposentar. Nesta opção, mantém-se o saldo que a empresa contribuiu enquanto você era colaborador. Você possui 30 dias, a partir da data de entrega do extrato, para optar pelo autopatrocínio. Caso não se manifeste na data prevista, continuará com o plano na opção BPD. Se não atender aos requisitos do BPD, deverá optar por portabilidade ou resgate dos recursos. Vale destacar que a opção pelo autopatrocínio não impede que você escolha entre BPD, portabilidade e resgate futuramente.
BPD (Benefício Proporcional Diferido): você deixa de efetuar contribuições ao plano e o total do saldo, incluindo as contribuições da empresa, continua rentabilizando até atingir os requisitos para aposentadoria. Para aumentar a sua reserva financeira, é possível fazer aportes eventuais ao plano. Esta opção só pode ser solicitada caso você tenha, no mínimo, três anos de contribuição. Além disso, não impede que você opte por portabilidade ou resgate futuramente.
Portabilidade: você transfere todo o seu saldo (incluindo as contribuições da empresa) para outro plano de previdência, sem a incidência de impostos. Nesta opção, precisa ter, no mínimo, três anos de contribuição.
Resgate: nesta opção, você pode resgatar 100% das suas contribuições, acrescido de uma parte das contribuições do patrocinador. Para participante fundador do plano, o valor acrescido é de 4% por ano completo de serviço, limitado a 90%. Se não for participante fundador do plano, é de 2% por ano completo de serviço, limitado a 60%. Vale lembrar que você pode optar entre fazer o resgate de uma única vez ou em até 60 parcelas mensais, desde que o valor da primeira parcela não seja inferior a 5% da Unidade de Referência SENAI-PIPrev (R$ 5.462,23*). No resgate, há incidência de Imposto de Renda.
*Conferir o valor na época em que ocorrer o seu desligamento, pois a unidade é atualizada, ao menos, uma vez por ano.
Como fazer sua opção
Você deve preencher um requerimento, destacando qual a sua opção e enviá-lo para a PREVISC. Você pode preenchê-lo AQUI, salvar em PDF e enviar para o e-mail atendimento@previsc.com.br. Se preferir, pode imprimir o formulário em PDF anexo no final da notícia e enviá-lo por Correio para: Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - 2º andar - Bairro Itacorubi - 88034-001 Florianópolis - SC.
IMPORTANTE: é necessário enviar também uma cópia simples da homologação da sua rescisão e do seu RG e CPF (ou CNH).
Ainda está com dúvida sobre qual a melhor opção? Você pode fazer uma simulação no AUTOATENDIMENTO! Clique em Acessar Menu > Opções Pós-Desligamento e faça a sua escolha!
Para mais informações, entre em contato com nossa área de relacionamento pelo telefone 0800-48-8088 ou e-mail atendimento@previsc.com.br.
*Caso escolha a opção Autopatrocínio, é possível pagar as contribuições através de débito automático nos bancos Caixa Econômica, Banco Santander e Cooperativas de Crédito Ailos ou por boleto bancário no Banco Santander.
Clique aqui para baixar o PDF