PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

02/04/2024
Saiba como se manter saudável no seu pós carreira!

Quando falamos em pós carreira e aposentadoria, muitas pessoas se questionam sobre qual o melhor momento para aproveitar o merecido descanso e uma maior tranquilidade. Em um período tão importante da vida, um sentimento conflitante e de medo acaba surgindo nessas horas.

Para muitos, enxergar o pós carreira como um mundo de oportunidades pode ser um longo processo.

Como cultura em nossa sociedade, o trabalho é um aspecto muito representativo da identidade e parar de exercer tal trabalho pode ser muito impactante, além de interferir diretamente na autoestima e no propósito da pessoa.

Se você está passando por isso, lembre-se: envelhecer faz parte e depois de tanta dedicação ao trabalho, é um direito e um merecimento seu poder descansar!

É realmente um privilégio poder chegar nessa etapa da vida e agora você tem diversas oportunidades de fazer coisas novas, aproveitar a vida e o tempo livre.

Trouxemos algumas dicas para você, que está no pós carreira ou deseja se planejar para quando chegar lá, de como manter sua saúde física e mental e, claro, aproveitar muito!

Manter o corpo saudável e a mente sã

Descansar na aposentadoria é ótimo, mas isso não significa ficar o dia todo parado! Nosso corpo precisa se movimentar independentemente da idade. Seja uma caminhada, natação ou academia, o importante é se manter ativo. Além dos benefícios físicos, se exercitar é também cuidar da saúde mental, trazendo recompensa, motivação e disciplina

Pratique hobbies para uma mente ativa

Aquelas atividades ou estudos que você não tinha tempo para se dedicar, agora, no seu pós carreira, podem ser realizados com calma e dedicação! Aprender uma nova língua, fazer um curso de culinária, aprender um novo esporte, começar a pintar, cuidar do jardim, seja qual for o hobby, o importante é manter a mente ativa e fazer coisas que dão prazer e sentimento de realização.

Vida social também importa

Na correria do dia a dia, com certeza era complicado passar um tempo de qualidade com amigos e familiares, não é mesmo? Agora, é hora de estar mais próximo(a) das pessoas que você mais ama.

Com esses novos hábitos que o pós carreira proporciona, você pode formar novas amizades que possuem gostos similares. E lembrando que manter uma vida social é também manter a saúde mental em dia.

Fazer bem para os outros

No seu pós-carreira, a prioridade é cuidar de si, mas nada impede que você também possa fazer o bem para os outros! Existem várias instituições e formas de praticar um voluntariado onde você pode usar os conhecimentos que você adquiriu durante a carreira em prol dos outros.

Fazer o bem traz um ótimo sentimento de pertencimento e propósito, com a noção de que você está dedicando seu tempo para gerar um impacto positivo na vida de alguém.

Parceria para seu pós carreira!

Lembre-se que se aposentar não é sinônimo de ociosidade. O seu nome não está mais em um crachá, mas isso não te impede de ser ativo, sonhar, concretizar projetos e aproveitar a vida!

A PREVISC tem como propósito ajudar pessoas a terem mais qualidade de vida em seus pós carreiras, proporcionando um planejamento financeiro para que essas sugestões citadas acima sejam colocadas em prática com tranquilidade.