O período para declarar o Imposto de Renda referente ao ano de 2023 acontece entre os dias 15/3 e 31/5. Quem tem plano de previdência pode abater as contribuições feitas ao plano da base de cálculo do IR, até um limite de 12%, no modelo completo da declaração.
IMPORTANTE
Antes de fazer a sua declaração, confira essas informações:
- Para os participantes quem tem as contribuições descontadas na folha de pagamento (salário), as informações para a declaração de Imposto de Renda (Demonstrativo de Contribuições) serão disponibilizadas pela empresa.
- Já para os participantes que pagam as contribuições via boleto ou débito em conta, o demonstrativo de contribuições está disponível no Autoatendimento da PREVISC, no menu lateral esquerdo IMPOSTO DE RENDA > DEMONSTRATIVO DE CONTRIBUIÇÕES.
- Não é preciso declarar o saldo acumulado do plano, apenas as contribuições realizadas em 2023.
Como declarar o plano de previdência
É possível utilizar a declaração pré-preenchida, realizando o processo pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, ou pela solução Meu Imposto de Renda, em aplicativo disponível no iOS e Android. Atenção: é dever de cada contribuinte checar as informações pré-preenchidas.
Para declarar o plano é preciso:
1. Instalar o programa IRPF.
2. Com o Demonstrativo de Contribuições em mãos, abra a opção Pagamentos Efetuados.
3. Selecione a opção 36 para previdência complementar.
4. Nos demais cantos, indique se as despesas com a previdência são do titular ou do dependente.
5. Preencha o nome e CNPJ da Previsc (Sociedade de Previdência Complementar do Sistema FIESC): 80.150.857/0001-27.
6. Preencha com o valor pago no seu Demonstrativo de Contribuições: Item 3.03 Contribuição Prev. Complementar Pública ou Privada e FAPI.
Quem tem mais de um plano administrado pela PREVISC, é necessário realizar outra declaração separadamente, atente-se aos detalhes!
Para mais informações, acesse o site da Receita Federal ou fale conosco em nossos canais de comunicação: 0800-048-8088 ou web.previsc.com.br/faleconosco/