A aceleração do processo de vacinação contra o coronavírus no cenário internacional foi um ponto positivo no mês de abril. Como resultado, aconteceu a expectativa de aumento da inflação e elevação das taxas de juros ao redor do mundo. Também puderam ser observar esse otimismo na elevação dos preços de commodities como o minério de ferro, que atingiram seus preços máximos históricos.
Mas, como a pandemia ainda não tem previsão de chegar ao fim, ainda existem impactos negativos na atividade econômica. No Brasil, os índices de inflação foram afetados pela variação cambial e preço das commodities. Por isso, o Banco Central elevou a taxa Selic por duas vezes, chegando a 3,5% a.a.
Nos campos político e fiscal, as incertezas permanecem. O agravamento da pandemia e os atrasos na vacinação pressionam o Governo Federal a dar continuidade e reforço nos programas de manutenção de renda e emprego. Como resultado, prejudica diminui o interesse de investidores estrangeiros no Brasil e causa a depreciação do Real em relação ao Dólar.
Pela cotação do Banco Central, o Dólar teve baixa de -5,16% no mês cotado a R$ 5,4036. O Ibovespa terminou o mês com alta de 1,94% e o CDI, 0,21%.
Mesmo em um cenário difícil, a PREVISC segue a tendência de crescimento. Em abril, os investimentos da entidade apresentaram rentabilidade de 1,30%. A diversificação da carteira da PREVISC, que contém investimentos desde renda fixa até ações no exterior, é determinante para obter um resultado satisfatório, ainda que a volatilidade continue presente no mercado.
Acompanhe a rentabilidade do seu plano de previdência todos os meses, no site da PREVISC - www.previsc.com.br. Clique no menu SOU PARTICIPANTE, selecione a empresa onde trabalha/trabalhou e depois clique em Ir para o plano. Na página do seu plano, selecione Rentabilidade no menu lateral e clique em Consulte as lâminas de investimentos.