PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

19/03/2020
Rentabilidade da PREVISC supera expectativas e entidade supera R$ 1,5 bilhão em patrimônio

O ano de 2019 foi muito positivo para a PREVISC. A rentabilidade consolidada da entidade excedeu as expectativas e apresentou excelentes resultados, alcançando 14,85% no ano, representando 249% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Alguns planos chegaram a atingir mais de 15% em rentabilidade. Um dos destaques foi o plano instituído INDÚSTRIAPREV, que no perfil de investimento arrojado alcançou um retorno de 17,83%. Entre os fatores que contribuíram para o resultado estão o fechamento da curva de juros, impactando diretamente na renda fixa, o ótimo desempenho do segmento de renda variável e o aumento de exposição nos investimentos no exterior, realizado no final do 4º trimestre do ano passado.

Além disso, em janeiro de 2020 a PREVISC ultrapassou a marca de R$ 1,5 bilhão em patrimônio. A entidade, que tem mais de 19 mil participantes, administra o plano de previdência de 36 patrocinadores e quatro instituidores nos segmentos da indústria, comércio e educação que estão localizados nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Maranhão e Amazonas, além do Distrito Federal.

“Alcançar esta marca comprova nossa credibilidade e solidez perante o mercado e demonstra o compromisso assumido com nossos participantes e patrocinadores. É o resultado de um planejamento estratégico criterioso e da gestão responsável dos fundos e carteiras”, afirma a superintendente da PREVISC, Regidia Frantz.

Cenário econômico

O cenário da economia mundial teve uma reviravolta desde o início do ano. Se em janeiro o setor produtivo acreditava numa recuperação da economia brasileira, vários fatores recentes começam a preocupar. Primeiro veio o coronavírus, depois os baixos resultados do país e agora uma batalha por preços na área do petróleo.

Porém, a PREVISC acredita em um cenário positivo para o Brasil. O aumento de mandatos existentes, tais como crédito privado e investimentos no exterior, além do ingresso de investimentos em fundos imobiliários servirão para aumentar a diversificação da carteira, fazendo com que melhore o equilíbrio entre risco e retorno dos planos da entidade.

Na entidade, não é realizada nenhuma movimentação nos investimentos dos planos de benefícios em função deste momento da economia, pois para o horizonte de investimento a estratégia está adequada aos objetivos. É sempre importante lembrar que a previdência privada é um investimento de longo prazo, que acumula recursos para garantir uma renda mensal no futuro.

O objetivo da gestão de investimentos da PREVISC é garantir a melhor rentabilidade da poupança previdenciária dos participantes, medindo o equilíbrio dos ativos com as obrigações do passivo atuarial. A melhor rentabilidade é o maior retorno com o menor risco, sem comprometer a liquidez. As decisões de investimentos são avaliadas pelo Comitê de Investimentos, com o objetivo de formar uma carteira que permita atingir uma relação risco/retorno/liquidez, de forma mais segura, para o pagamento futuro dos benefícios aos participantes.

Todos os recursos que compõem o patrimônio dos planos da PREVISC estão depositados em um custodiante, que faz a guarda de todos os ativos. Também conta com um administrador fiduciário, que controla todas as operações de aplicação de recursos, em conformidade com a Política de Investimentos e a legislação vigente.