PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

30/09/2021
Quando devo começar a investir o meu dinheiro?

Investir dinheiro hoje em dia é muito mais comum do que no passado. Ainda assim, muitas pessoas não investem os seus recursos. 

Em muitos casos, o que falta é organização financeira e até mesmo informações sobre os riscos e tipos de investimento que existem. Todas essas dúvidas acabam deixando as pessoas inseguras e o projeto de começar a investir dinheiro vai ficando sempre para depois. 

Quando o assunto é investimento, especialmente pensando a longo prazo, quanto antes você começar a investir melhor. Afinal, para ter um bom patrimônio no futuro é preciso começar a investir desde já.

Isso porque com o tempo o seu dinheiro começa a render e o montante vai aumentando de forma exponencial. 

Leia o texto completo para entender melhor quando começar e também como começar a investir o seu dinheiro. 

Por que é importante investir dinheiro? 

Existem muitos motivos pelos quais você pode investir o seu dinheiro. Considerando um investimento em previdência privada, por exemplo, você estará investindo no seu futuro e da sua família. 

Com um bom planejamento financeiro, é possível realizar sonhos, ter independência financeira e também uma garantia de qualidade de vida no futuro. 

Para chegar a todos esses objetivos, deixar o dinheiro parado em uma conta corrente do banco, ou até mesmo em uma conta poupança não é o suficiente. É preciso encontrar boas opções de investimentos conforme o seu perfil de investidor e, assim, conquistar os seus maiores sonhos no futuro. 

Entendo que é importante investir… mas por onde começar? 

Quando você decide que quer investir o seu dinheiro em projetos futuros, é importante ter alguns pontos em mente. 

Primeiramente, é necessário ter um bom planejamento financeiro. Assim, você sabe quanto pode investir mensalmente e se organizar para conseguir investir cada vez mais. 

Você pode ter o seu planejamento em uma planilha ou até mesmo em um caderno onde você vai escrever todos os seus gastos e ganhos. Dessa forma, você domina as suas próprias finanças e consegue tomar melhores decisões sobre o que fazer com o dinheiro. 

Mas não se preocupe em investir muito dinheiro de uma só vez. Para quem começa cedo nos investimentos, é possível juntar uma boa quantia mesmo contribuindo com um valor inicial baixo.  

Na previdência privada, por exemplo, é possível começar com parcelas pequenas e realizar aportes extras sempre que você conseguir economizar um pouco mais. 

Saiba quais são os seus objetivos e o seu perfil de investidor 

Depois de organizar as suas finanças, o próximo passo é saber qual é o seu objetivo com os investimentos. Você quer ter uma aposentadoria mais tranquila no futuro? Tem o sonho de pagar a faculdade dos seus filhos? Ou quem sabe comprar uma casa de férias para aproveitar com a família? 

Independente do seu objetivo, é importante ter clareza sobre ele. Assim, você poderá determinar o tipo de investimento que vai fazer. 

Além disso, você precisa saber qual é o seu perfil de investidor. Afinal, existem investimentos mais arriscados do que outros e é necessário saber se você está disposto a correr riscos ou se busca investimentos mais seguros. 

Onde encontrar ajuda para começar a investir o dinheiro? 

Ter uma equipe qualificada trabalhando para fazer com que os seus objetivos se tornem realidade é um grande diferencial hoje. Isso porque existem muitas opções de investimentos e é difícil para uma pessoa leiga no assunto tomar as melhores decisões. 

É por isso que a Previsc foi criada, uma administradora de planos de previdência com experiência no mercado. Se você busca por investimentos seguros, mas que garantam bons rendimentos no longo prazo, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.