PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

22/12/2020
Descubra qual é o melhor plano de previdência privada do mercado

previsc-melhor-plano-previdencia-do-mercado

Que a previdência privada é uma excelente opção de investimento, você já sabe. Contudo, é importante saber escolher qual é o melhor plano de previdência do mercado. Para isso, indicaremos quais são os fatores que você deve levar em consideração ao escolher um plano de previdência privada. Afinal, qual o melhor plano de previdência privada do mercado?

Fatores que indicam qual é o melhor plano de previdência do mercado

Tipo

Em primeiro lugar, é importante avaliar o tipo de plano a ser contratado. Isto é, VGBL ou PGBL. Este último é o Plano Gerador de Benefício Livre, indicado para quem utiliza a declaração completa do IR (Imposto de Renda), efetua contribuições para o INSS (Previdência social), ou mesmo para regime próprio. Com isso, é adequado para quem deseja contribuir em até 12% de sua renda tributável, com o intuito de usufruir da declaração anual do IR.

Fica permitido o desconto do valor contribuído no cálculo do imposto de renda anual. Assim, este benefício funciona, na verdade, como um diferimento no pagamento do imposto, já que no resgate o montante acumulado no plano será tributado em sua totalidade — e não sobre a diferença entre rendimentos e aportes, como ocorre no outro plano que falaremos em seguida (VGBL — Vida Gerador Benefício Livre.

Assim, o VGBL é recomendável para pessoas que utilizam a declaração simplificada do Imposto de Renda, ou que são isentas, contribuem ou não para o INSS ou regime próprio, ou desejam contribuir com mais de 12% da sua renda bruta anual em previdência complementar. Dessa forma, em um VGBL, os valores depositados não podem ser deduzidos de acordo com a base do cálculo do Imposto de Renda.

Outros planos que podemos citar são os planos administrados por entidades fechadas de previdência complementar, como é o caso da PREVISC. São muito mais vantajosos para quem está nas empresas contempladas, pois o plano é feito de forma coletiva.

Além dos colaboradores da empresa, familiares também podem aderir a planos, o que torna essa modalidade ainda mais vantajosa. 

Retorno

É importante que se leve em consideração o histórico de rentabilidade do plano, o que traz uma melhor perspectiva para o seu investimento. Além disso, busque por instituições que estão há mais tempo no mercado. 

Regime de tributação

Por fim, mas não menos importante, é necessário conhecer e decidir sobre o regime de tributação, que pode utilizar a tabela progressiva e a tabela regressiva. Desse modo, o regime progressivo segue a tabela da alíquota do Imposto de Renda sobre a renda anual tributável.

Por outro lado, o regime regressivo é vinculado ao tempo de aplicação e possui uma tabela própria. De forma resumida, quanto maior for o prazo de permanência do recurso, menor será a alíquota do IR na hora do resgate. Acima de 10 anos, esse valor é de apenas 10%.

Ao escolher um plano de previdência, é importante contar com uma instituição que indique o melhor plano para a sua realidade, para que você consiga obter o melhor resultado.

PREVISC: a sua melhor opção!

Após refletir sobre os fatores que você deve levar em consideração para escolher um plano de previdência, apresentamos você os planos da PREVISC. Se você é colaborador: 

  • De alguma das empresas listadas na nossa página de Planos;
  • De uma indústria no Estado de Santa Catarina; 
  • De empresa de tecnologia associada à Acate; 
  • De empresa associada à Facisc...

...então a Previsc é a sua opção quando se trata de plano de previdência. Aqui, você tem algumas das melhores condições do mercado e planos personalizados para a sua empresa. Atuamos para dar total segurança para o seu investimento em previdência. Fazemos questão de oferecer o melhor plano de previdência do mercado, feito sob medida para você! Saiba mais em Planos PREVISC.