PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

25/01/2021
Previdência privada: simulação permite escolher o melhor plano

A previdência privada é uma modalidade de investimento muito interessante. Contudo, muitas pessoas que já sabem disso têm dificuldade em decidir o plano mais adequado dentro da sua realidade. Para essas pessoas, a simulação pode ser uma ferramenta fundamental para a escolha de um plano adequado.

Existem vários simuladores no mercado e alguns podem ser feitos de forma manual. Para que você compreenda melhor a importância da simulação, fizemos este artigo apontando as principais informações relevantes sobre o assunto. Ao final, falaremos sobre o simulador da PREVISC e como ele pode auxiliá-lo. Continue lendo e confira!

Quanto investir e quando começar

As maiores dúvidas em relação à previdência privada são: quanto investir e quando começar. Dessa maneira, é importante saber, inicialmente, quais são os seus objetivos com a aposentadoria privada. Assim, é possível estabelecer um objetivo futuro para o investimento, tornando mais fácil chegar a um consenso sobre o valor ideal a ser investido e o tempo estimado para que o investimento alcance o seu objetivo, seja ele qual for: renda mensal com valor previamente estimado, saque do valor integral para compra de bens, etc.

O valor investido e o tempo de investimento são variáveis fundamentais para o resultado final na previdência privada. Quanto maior o tempo, maior o valor acumulado do investimento. E, quanto maior o valor investido de forma mensal, maior o montante que vai se acumulando para, ao final, ser aproveitado pelo investidor.

A importância da simulação

Como falamos, quanto mais cedo começar o investimento na previdência privada e quanto maior for o valor investido de forma mensal, maiores serão os resultados futuros. Contudo, nem sempre é possível fazer isso, tendo em vista que todos nós apresentamos gastos cotidianos e o orçamento já é comprometido.

Dessa forma, é importante ter um planejamento para cumprir os objetivos. E quais são os objetivos? As metas que você deseja alcançar no médio e longo prazo, com a aposentadoria. Por exemplo, tem gente que, após se aposentar, deseja receber um valor de 6 salários mínimos, por julgar esse valor suficiente para viver uma vida tranquila.

Então, deve-se pegar esse valor desejado pelo trabalhador e subtrair pela aposentadoria do INSS, a qual todos os trabalhadores têm direito. Assim, chega-se ao valor estimado. Outro desejo muito comum entre trabalhadores é o de, na aposentadoria, receberem uma bolada para cumprir alguns sonhos que não foram possíveis durante a fase adulta.

Comprar um apartamento, uma fazenda, sítio, casa de veraneio, etc. Você sabia que também é possível utilizar a aposentadoria para esse fim? O valor investido vai rendendo e aumentando, o que, no longo prazo, pode ser suficiente para a conquista do sonho.

Contudo, vale novamente ressaltar que o tempo e os valores a serem investidos variam de acordo com cada caso. E a simulação é essencial para saber exatamente quanto tempo e qual o valor a ser investido. E é por isso que o simulador PREVISC se torna tão importante.

Simulador PREVISC

O simulador PREVISC é bastante intuitivo. Você iniciará respondendo perguntas simples, como a sua idade e gênero. Em seguida, pedimos o valor bruto que o interessado recebe e, a partir disso, estimamos uma contribuição mensal mínima. Para um salário bruto de R$ 4.000,00, por exemplo, é sugerida uma contribuição de R$207,52. Tudo calculado de acordo com as regras do plano.

Em seguida, você tem acesso a uma tabela completa sobre a simulação da previdência privada. É possível alterar os valores de acordo com a sua realidade, para compreender quanto é possível gerar de investimento no médio e longo prazo e, assim, escolher a opção mais interessante para a sua situação.

Cada um de nossos planos tem um simulador específico, para lhe oferecer o resultado mais preciso possível. Por isso, escolha o plano que você se encaixa a seguir e acesse o link do simulador correspondente: 

Plano Mais Família 

Quem pode aderir: familiares de participantes dos planos Previsc

Acesse o simulador do Mais Família

Plano para indústrias de Santa Catarina

Quem pode aderir: colaboradores das indústrias de Santa Catarina.

Acesse o simulador do Indústriaprev

Plano para associadas da Acate

Quem pode aderir: colaboradores de empresas de tecnologia associadas à Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

Acesse o simulador do plano da Acate

Plano para vinculados à Facisc

Quem pode aderir: colaboradores de empresas vinculadas à Facisc (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina).

Acesse o simulador do plano da Facisc

Planos patrocinados

Além das opções acima, ainda existem planos desenvolvidos para empresas e federações de diversos estados. Uma delas pode ser a sua! Conheça na nossa página: https://web.previsc.com.br/planos/