PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

23/03/2021
Previdência privada é um bom investimento. Descubra por quê

Garantir o seu futuro e da sua família não tem preço e, para chegar lá, um plano de previdência privada é um bom investimento. Entenda!

Uma dúvida de muitas pessoas, ainda mais neste momento de crise que vivemos atualmente, é se a previdência privada é um bom investimento. A resposta é sim, afinal os frutos são colhidos no futuro e você é capaz de proporcionar uma maior qualidade de vida para a sua família para você e sua família.

A previdência privada é um tipo de aposentadoria particular, ou seja, você investe determinado montante para colher os frutos dos rendimentos gerados com juros no futuro.

Algumas pessoas investem na previdência privada com outros objetivos, como, por exemplo, garantir os estudos universitários dos filhos, já que a longo prazo este é um excelente investimento.

Hoje no Brasil existem dois tipos de previdência privada, sendo o Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) e o Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL).

A diferença entre os dois é que o (PGBL) é mais indicado para aqueles que realizam a declaração de Imposto de Renda de forma completa. Por outro lado, o (VGBL) é ideal para aqueles que entregam a declaração do IR de forma simplificada.

Contudo, ambos os planos de previdência privada são bons investimentos para aqueles que desejam poupar a longo prazo.

Confira a seguir, algumas vantagens em aplicar seu dinheiro em um dos planos de previdências privadas apresentados.

Principais vantagens em aplicar na previdência privada

Como todo investimento, você precisa analisar se vale a pena investir na previdência privada de acordo com aquilo que procura para o futuro. Abaixo apresentamos as principais vantagens para você e sua família:

1- A previdência privada é um complemento da aposentadoria e a principal diferença é que não possui um valor definido para investir, pois, tudo depende do seu objetivo;

2- Em alguns planos, é possível estipular quando você deseja receber seu dinheiro de volta e, embora a melhor opção seja a longo prazo, você pode optar por receber seu investimento de forma integral ou em parcelas;

3- Muitos planos possibilitam que o investidor possa alterar o valor de contribuição de acordo com suas necessidades;

4- A previdência privada é um patrimônio e, em caso de falecimento, os beneficiários ficam resguardados, sem precisar passar por inventário;

5- Seu investimento é feito por uma equipe de profissionais especializada no mercado financeiro, buscando as melhores aplicações.

Além de todas as vantagens citadas, a previdência privada é um bom investimento devido a sua flexibilidade. Ou seja, você é livre para fazer uma portabilidade caso não esteja satisfeito com os resultados.

Você escolhe como garantir o futuro da sua família na hora de resgatar

Outro motivo que leva a previdência privada a ser um bom investimento é que você escolhe como vai resgatar seu montante aplicado.

Se você optar pelo resgate total, é interessante que você tenha um plano para aquele dinheiro, pois caso contrário, ele vai deixar de render. Contudo, a decisão do resgate é somente do investidor. Ainda assim, você pode optar pelo recebimento mensal. Nesse caso, o valor é pré-determinado e por um período estabelecido entre o investidor e a administradora do plano, que vai continuar sendo a responsável pelo repasse.

A previdência privada é um bom investimento principalmente se você começar a poupar cedo, pois quanto mais tempo você investir o seu dinheiro, mais ele vai render.