PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

30/11/2020
Previdência privada: como funciona e quem pode fazer

previsc-previdencia-privada-aposentado-restaurante

A previdência privada é uma excelente alternativa de investimento para quem deseja ter uma vida mais segura após parar de trabalhar. Com fatores como a nova reforma da previdência, aprovada no ano de 2019, tornou-se ainda mais importante ter um plano privado de aposentadoria para complementar a renda. Afinal, você sabe algo sobre a previdência privada, como funciona, quem pode fazer, vantagens e tipos de previdência?

Antes de investir, é importante conhecer estes detalhes. Continue lendo e confira!

O que é a previdência privada e como funciona

A previdência privada é um investimento de longo prazo, feito por instituições financeiras ou bancos. Sua principal finalidade costuma ser complementar a renda da previdência social, garantida aos trabalhadores que contribuíram e cumpriram os requisitos estabelecidos pelo INSS.

Os planos de previdência são oferecidos por entidades abertas (bancos, seguradoras etc) e fechadas (instituições sem fins lucrativos). O valor da mensalidade é determinado por simulações utilizando estatísticas sobre a expectativa média de vida dos brasileiros. Além disso, utilizam as projeções de juros estabelecidas para os próximos 10, 20 ou 30 anos, de acordo com a idade do investidor.

Com isso, o investidor tem uma ideia do valor que precisa ser poupado para a aposentadoria, além de identificar o tempo que levará, de acordo com seu objetivo. 

Quem pode fazer? 

Todo mundo pode fazer um plano de previdência privada. Ela pode ser feita até mesmo para crianças. Não há necessidade de idade mínima, tampouco de comprovação de renda. Basta cumprir os requisitos e efetuar o pagamento mensalmente. 

No caso dos planos de previdência fechados, é necessário ainda fazer parte da empresa, categoria ou ser vinculado a alguma associação que é coberta pelo plano.

Tipos de previdência privada

Existem dois tipos de previdência privada: PGBL e VGBL. Além disso, falaremos sobre planos patrocinados ou instituídos, oferecidos por entidades como a PREVISC. 

VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres) e PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) são planos por sobrevivência (de seguro de pessoas e de previdência complementar aberta, respectivamente) que, após um período de acumulação de recursos (período de diferimento), proporcionam aos investidores (segurados e participantes) uma renda mensal - que poderá ser vitalícia ou por período determinado - ou um pagamento único. 

O primeiro (VGBL) é classificado como seguro de pessoa, enquanto o segundo (PGBL) é um plano de previdência complementar.

A principal diferença entre os dois reside no tratamento tributário dispensado a um e outro. Em ambos os casos, o imposto de renda incide apenas no momento do resgate ou recebimento da renda. Entretanto, enquanto no VGBL o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos, no PGBL o imposto incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido sob a forma de renda.

No caso do PGBL, os participantes que utilizam o modelo completo de declaração de ajuste anual do I.R.P.F podem deduzir as contribuições do respectivo exercício, no limite máximo de 12% de sua renda bruta anual. 

Os prêmios/contribuições pagos a planos VGBL não podem ser deduzidos na declaração de ajuste anual do I.R.P.F e, portanto, este tipo de plano seria mais adequado aos consumidores que utilizam o modelo simplificado de declaração de ajuste anual do I.R.P.F ou aos que já ultrapassaram o limite de 12% da renda bruta anual para efeito de dedução dos prêmios e ainda desejam contratar um plano de acumulação para complementação de renda.

Planos patrocinados/instituídos por entidades fechadas de previdência complementar

A PREVISC é uma entidade fechada de previdência complementar. Este tipo de entidade oferece planos chamados de patrocinados ou instituídos.  Esses planos são feitos de forma a tornar a contratação da previdência complementar mais atrativa para empresas e seus funcionários, com vantagens atrativas, que usam o coletivo para alcançar maior eficiência e melhores resultados. 

Por fim, vale destacar que é possível fazer a portabilidade de um PGBL para os planos administrados pela PREVISC.

Saber como funciona a previdência privada é fundamental para escolher o melhor modelo para você, empresa ou família. Informe-se bastante antes de escolher o seu e use o que for mais favorável para você e para a sua família, aproveitando ao máximo tudo que a previdência pode lhe oferecer. 

Saiba mais sobre os planos de previdência da PREVISC - sua empresa pode estar contemplada.