Quando falamos de aposentadoria, o assunto é sempre cheio de tensões. Muitas pessoas nem mesmo sabem quando poderão se aposentar. O tema previdência complementar parece deixar a conversa mais confusa, mas não precisa ser assim. Previdência complementar é uma solução simples e que pode trazer muitas vantagens para você.
Continue sua leitura para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é previdência complementar?
A previdência complementar ou privada tem como objetivo complementar (daí o nome) a contribuição que o trabalhador formal faz ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para sua aposentadoria.
O que acontece, normalmente, é que a aposentadoria oferecida pelo INSS costuma corresponder a uma média de salários registrados durante o período de contribuição e muitas pessoas não conseguem manter, com a aposentadoria, o padrão de vida com o qual estão acostumadas.
A previdência complementar é uma maneira de manter seu padrão de vida por meio de outro plano de aposentadoria, sem deixar de lado a contribuição para o INSS.
O que difere da previdência social?
A contribuição para o INSS costuma ser feita por meio do seu empregador. Na previdência complementar, você entra em contato com uma instituição, como uma empresa especializada ou um banco, e contrata os serviços.
Enquanto a previdência social é obrigatória para quem é contratado por regime de CLT, com valor definido por lei e tempo determinado para alcançar a aposentadoria, a previdência complementar pode ser feita por quem quiser. Em muitos planos, você pode decidir o valor e quando retirar o dinheiro.
Se você tem um emprego registrado como CLT, já está contribuindo para a previdência social. Mas como ter uma previdência complementar?
Primeiro, é preciso encontrar uma instituição que ofereça as melhores opções para você. Então, decidir quais dos planos oferecidos é o mais viável, no seu caso, levando em consideração as contribuições mensais e as possibilidades de resgate.
Quais são os benefícios da previdência complementar?
Você pode estar pensando que quem já tem um plano de aposentadoria social não precisa de outro. E que, por isso, a previdência complementar não serve em nada para você.
Porém, ela pode, de fato, trazer grandes benefícios para sua aposentadoria. Por exemplo:
Mais segurança financeira
A previdência social está atrelada às decisões do governo. Isso quer dizer que você fica dependente das mudanças feitas por ele. A previdência complementar está atrelada apenas ao contrato firmado entre você e a instituição.
Mais flexibilidade
Com a previdência complementar, você pode decidir qual será o valor das suas contribuições mensais, por quanto tempo vai fazê-las, como isso vai incidir no imposto de renda, como o resgate será feito e muito mais. É possível até mesmo fazer contribuições extras e garantir mais dinheiro para o seu futuro.
Ao contrário da previdência social, quem dita as regras desse jogo é você.
Transferência de patrimônio mais segura
No plano de previdência complementar, você não está sozinho: é possível fazer planos para sua família e colocar seus filhos, cônjuges e outros relacionados como beneficiários. Desta forma, caso você venha a falecer, seus beneficiários podem ficar resguardados. Tudo isso estará explicado no regulamento do plano de previdência complementar.
Mais uma vez, você é o único a tomar decisões sobre o seu dinheiro.
A previdência complementar é uma maneira de ter mais liberdade, flexibilidade e segurança com seu dinheiro. Seja para aproveitá-lo na aposentadoria ou mesmo para se aposentar mais cedo, você vai ter mais tranquilidade com esse complemento.
A PREVISC tem diversos planos de previdência complementar para você. Confira em nosso site!