PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

15/09/2020
Previdência complementar: tudo o que você precisa saber

previsc-casal-jovem-previdencia-complementar

Quando falamos de aposentadoria, o assunto é sempre cheio de tensões. Muitas pessoas nem mesmo sabem quando poderão se aposentar. O tema previdência complementar parece deixar a conversa mais confusa, mas não precisa ser assim. Previdência complementar é uma solução simples e que pode trazer muitas vantagens para você.

Continue sua leitura para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é previdência complementar?

A previdência complementar ou privada tem como objetivo complementar (daí o nome) a contribuição que o trabalhador formal faz ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para sua aposentadoria.

O que acontece, normalmente, é que a aposentadoria oferecida pelo INSS costuma corresponder a uma média de salários registrados durante o período de contribuição e muitas pessoas não conseguem manter, com a aposentadoria, o padrão de vida com o qual estão acostumadas.

A previdência complementar é uma maneira de manter seu padrão de vida por meio de outro plano de aposentadoria, sem deixar de lado a contribuição para o INSS.

O que difere da previdência social?

A contribuição para o INSS costuma ser feita por meio do seu empregador. Na previdência complementar, você entra em contato com uma instituição, como uma empresa especializada ou um banco, e contrata os serviços.

Enquanto a previdência social é obrigatória para quem é contratado por regime de CLT, com valor definido por lei e tempo determinado para alcançar a aposentadoria, a previdência complementar pode ser feita por quem quiser. Em muitos planos, você pode decidir o valor e quando retirar o dinheiro.

Se você tem um emprego registrado como CLT, já está contribuindo para a previdência social. Mas como ter uma previdência complementar?

Primeiro, é preciso encontrar uma instituição que ofereça as melhores opções para você. Então, decidir quais dos planos oferecidos é o mais viável, no seu caso, levando em consideração as contribuições mensais e as possibilidades de resgate.

Quais são os benefícios da previdência complementar?

Você pode estar pensando que quem já tem um plano de aposentadoria social não precisa de outro. E que, por isso, a previdência complementar não serve em nada para você.

Porém, ela pode, de fato, trazer grandes benefícios para sua aposentadoria. Por exemplo:

Mais segurança financeira

A previdência social está atrelada às decisões do governo. Isso quer dizer que você fica dependente das mudanças feitas por ele. A previdência complementar está atrelada apenas ao contrato firmado entre você e a instituição.

Mais flexibilidade

Com a previdência complementar, você pode decidir qual será o valor das suas contribuições mensais, por quanto tempo vai fazê-las, como isso vai incidir no imposto de renda, como o resgate será feito e muito mais. É possível até mesmo fazer contribuições extras e garantir mais dinheiro para o seu futuro.

Ao contrário da previdência social, quem dita as regras desse jogo é você.

Transferência de patrimônio mais segura

No plano de previdência complementar, você não está sozinho: é possível fazer planos para sua família e colocar seus filhos, cônjuges e outros relacionados como beneficiários. Desta forma, caso você venha a falecer, seus beneficiários podem ficar resguardados. Tudo isso estará explicado no regulamento do plano de previdência complementar.

Mais uma vez, você é o único a tomar decisões sobre o seu dinheiro.

A previdência complementar é uma maneira de ter mais liberdade, flexibilidade e segurança com seu dinheiro. Seja para aproveitá-lo na aposentadoria ou mesmo para se aposentar mais cedo, você vai ter mais tranquilidade com esse complemento.

A PREVISC tem diversos planos de previdência complementar para você. Confira em nosso site!

https://www.youtube.com/watch?v=tPmccwD3u5o