PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

08/12/2020
O que é previdência complementar fechada? Descubra.

previsc-arvore-do-dinheiro-moedas-previdencia-complementar-fechada

Previdência complementar fechada é um benefício exclusivo oferecido por empresas para seus colaboradores, por bancos e outras entidades de classe a seus associados. Os planos podem ser patrocinados, mas esta não é uma regra. Para os planos patrocinados, existe a vantagem da empresa contribuir junto, que pode ser em valor similar às contribuições do trabalhador. Assim, colaborador e empresa investem em comum acordo, contribuindo para o patrimônio do colaborador no longo prazo. 

Com o intuito de esclarecer mais sobre a previdência fechada, fizemos este artigo. Continue lendo e confira!

Como funciona a previdência complementar fechada

A previdência complementar fechada funciona como um investimento de longo prazo. Apresenta como principal objetivo o de complementar a renda do INSS.

Em empresas, é comum encontrar planos patrocinados, pois há participação patronal para acumular o patrimônio. 

Vantagens da previdência complementar 

A previdência complementar fechada apresenta diversas vantagens para o investidor ou participante em relação a outros investimentos. Destacamos o abatimento no cálculo do imposto de renda, com limite de 12% da renda bruta anual, para quem declara no modelo completo. As taxas desse tipo de previdência também são bem menores, pois em geral são mantidas por instituições sem fins lucrativos. 

A rentabilidade dos planos de previdência complementar também é um ponto positivo. No caso da PREVISC, por exemplo, este valor está sempre acima do CDI, importante índice de referência para os investimentos no Brasil. 

A previdência complementar também traz mais segurança para realizar um planejamento a longo prazo. O fato de que aquela contribuição mensal garante uma renda futura torna possível planejar objetivos pretendidos para os próximos estágios da vida com muito mais assertividade.

O planejamento sucessório é outro ponto muito forte a favor do investimento em previdência privada. É possível identificar os beneficiários que receberão o saldo da previdência, o valor dedicado a cada um e dessa forma, eles automaticamente receberão este valor no futuro. Simples e efetivo. 

Outro ponto a se destacar é que alguns planos de previdência fechada PREVISC, como o INDÚSTRIAPREV e o +Família, também oferecem a possibilidade de contratação de pensão por morte e por invalidez total de dependente, o que leva mais segurança para quem contrata o plano, assim como para seus dependentes. 

Há também flexibilidade no investimento, o que leva o investidor a poder aumentar ou diminuir a contribuição de acordo com a sua realidade, e isso inclui o investimento de eventuais aportes extras. Por fim, destacamos a digitalização do investimento, que pode ser feito totalmente de forma online, sem maiores burocracias. 

Como a PREVISC pode auxiliá-lo?

A PREVISC oferece planos de previdência complementar fechada. Administramos planos de 39 patrocinadores e quatro instituidores no segmento industrial, comercial e educacional em diversos estados. Colaboradores que fazem parte destas empresas podem contratar um plano conosco e até mesmo para seus familiares, garantindo assim um futuro mais tranquilo para a família. 

Buscar uma previdência complementar fechada é uma excelente alternativa para quem busca viver uma aposentadoria mais tranquila, complementando a aposentadoria do INSS. Explicamos como funciona esse tipo de previdência e como ela beneficia a aposentadoria de quem adota esse tipo de plano. Quer saber mais sobre os planos da PREVISC? É só acessar a nossa página!