Nunca se falou tanto na importância de garantir o seu futuro. Mas você sabe o que é previdência complementar aberta? Te contamos isso e muito mais. Confira.
Entender questões sobre a previdência privada pode fazer muita diferença na vida de um trabalhador. Isso porque esses conhecimentos podem ajudá-lo a ter uma aposentadoria mais confortável no futuro.
Pensando nisso, no texto de hoje vamos explicar o que é previdência complementar aberta e como ela pode trazer benefícios para você!
O que é previdência complementar?
A previdência complementar é um investimento feito para ser resgatado em longo prazo. Ela serve como um complemento para a previdência social, que todo trabalhador registrado como CLT deve pagar.
O problema, como muitos sabem, é que a aposentadoria comum não costuma oferecer a mesma qualidade de vida que os trabalhadores têm enquanto estão trabalhando. Muitos, inclusive, continuam a trabalhar depois de se aposentarem por causa disso.
A previdência complementar tem como ideia principal permitir que você deixe de trabalhar depois da aposentadoria com o mesmo conforto que sempre teve.
Mas o que seria a previdência aberta, nesse caso?
E a previdência complementar aberta?
A previdência complementar aberta é, normalmente, oferecida por bancos, seguradoras e outras instituições com fins lucrativos. Ela pode ser contratada tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.
Na verdade, qualquer pessoa pode ter acesso a previdência complementar aberta, mesmo quem não tem qualquer vínculo profissional.
Esse tipo de previdência funciona a partir de dois modelos no Brasil:
- O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), em que o contribuinte pode abater o imposto de renda quando sacar o valor total;
- O Vida Gerador de Benefício (VGBL), em que o imposto de renda incide apenas sobre os rendimentos acumulados no período do plano, e não sobre o valor total.
Como funciona a previdência complementar aberta?
Quando você faz um pagamento para a instituição da sua previdência aberta, esse pagamento vai para um fundo exclusivo. Ninguém mais tem acesso a ele, apenas a seguradora.
E os recursos podem ser resgatados de uma vez só ou recebidos mensalmente depois do fim do prazo decidido pelo cliente.
O que é uma previdência fechada?
Se existe uma previdência complementar aberta, é claro, existe também uma fechada. Nesse caso, a previdência complementar é oferecida por uma empresa para seus funcionários.
Os planos podem ser, então, patrocinados, que é quando a empresa iguala as contribuições mensais do funcionário.
Quais são as vantagens da previdência complementar aberta?
Ter uma previdência complementar pode ser muito vantajoso. Veja abaixo quais são alguns desses benefícios:
Independência
Você pode contribuir para uma previdência complementar aberta mesmo não tendo qualquer vínculo empregatício. Ou seja, se você está atualmente entre empregos, ou é um profissional autônomo, ainda pode contribuir.
Liberdade
Ao contrário da previdência social, você tem decisões flexíveis na previdência complementar. Por exemplo, é você que decide quanto vai contribuir por mês, e por quanto tempo fará as contribuições.
Controle financeiro
Nesse tipo de previdência, além de decidir o prazo e o valor das contribuições, você ainda pode decidir como vai fazer seu resgate. É possível resgatar tudo de uma vez só ou receber o valor mensalmente.
Além disso, é possível fazer aportes extras quando você tiver um dinheiro a mais para contribuir. Assim, você pode atingir seus objetivos mais cedo, ou aumentar sua expectativa de resgate no final.
Segurança para sua família
Como a previdência complementar aberta pode ser contratada por qualquer pessoa física, você também pode fazer planos para seus filhos e outros membros da família.
Ter uma previdência complementar é uma forma de ter um futuro mais seguro e confortável, sem precisar depender apenas da sua previdência social.
A PREVISC oferece planos de previdência complementar aberta e fechada, e você pode escolher o que tem mais a ver com seus objetivos. Venha conhecer os planos no nosso site!