PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

25/11/2020
O que são planos de previdência e por que você precisa de um

previsc-planos-de-previdencia-executivo-jovem

A terceira idade é uma das fases mais importantes da vida. Em geral, essa fase é dedicada ao descanso e a conseguir desfrutar daquilo que não foi possível durante a infância e fase adulta. Uma das formas de desfrutar dessa fase é por meio dos planos de previdência. Você sabe o que são esses planos, como eles funcionam e por que você precisa de um?

Para responder a esta questão, fizemos este artigo. Confira!

O que são planos de previdência e como eles funcionam

Os planos de previdência consistem em planos elaborados por instituições com o intuito de gerar uma renda futura. 

Os planos de previdência são geridos por diferentes entidades (bancos, seguradoras, entidades de previdência complementar), que ao final do período de contribuição oferecem ao investidor a opção de ter uma renda. Planos de previdência privada apresentam benefícios fiscais atrativos e mecanismos que facilitam o ato de poupar. Entretanto, muitas dessas vantagens podem ser anuladas pelos custos dos planos, ou mesmo pela escolha inadequada da instituição financeira.

Outras escolhas que influenciam diretamente o custo-benefício dos planos de previdência são as taxas e a rentabilidade. Dessa maneira, antes de escolher, é importante conhecer sobre estas condições. 

Por que considerar um plano de previdência privada, com tantos investimentos no mercado?

A razão pela qual você deve considerar um plano de previdência para si ou para a sua empresa é a mesma que rege qualquer pensamento sobre o futuro: ter segurança em uma fase da vida em que não será mais possível trabalhar da forma como se fazia quando era jovem. Dessa forma, quem é precavido sabe que deve se preparar para quando esse dia chegar.

A previdência tradicional, assegurada pelo governo e paga por meio do INSS, não costuma cobrir o suficiente, especialmente para aqueles que ganham acima do teto estabelecido (em 2020, R$ 6.101,06). 

Dessa forma, é importante contar com estratégias para manter o padrão de vida. E a principal maneira de fazer isso é por meio de investimentos, como a previdência privada. Contar com a segurança dos planos de previdência é fundamental para não passar por surpresas negativas no futuro e serve como um complemento à aposentadoria do INSS. Outra razão que deve ser citada é que o investimento em previdência é mais rentável que a poupança, por exemplos e tornando um meio termo bastante atrativo. 

Além disso, existe a oportunidade de utilizar o valor investido para realizar diversos sonhos, como comprar um imóvel, pagar a faculdade para os filhos, entre outros. Resumindo, liberdade para o seu investimento. 

Também vale mencionar os benefícios fiscais atrelados aos planos de previdência privada. A depender da modalidade escolhida, é possível abater parte do valor investido na declaração do imposto de renda.

Por fim, vale destacar a diversificação do investimento, regulamentado a partir da Resolução nº 4.444 do Conselho Monetário Nacional, que determina a porcentagem máxima que os fundos de previdência devem investir em determinada modalidade, levando assim maior segurança a todo este mercado.

Em planos como os da PREVISC, a rentabilidade é 100% creditada para o participante. Você também tem flexibilidade para aumentar ou diminuir as contribuições, bem como realizar contribuições extras. E o melhor, tudo pode ser feito 100% online.

Os planos de previdência são opções excelentes para quem busca ter um futuro mais tranquilo, com um colchão financeiro para desfrutar dos prazeres da vida, sem mais preocupações.

Existem diversos planos de previdência no mercado. Para conhecer os planos da PREVISC, acesse esta página.