A partir de agora, o plano de previdência FIESCPrev passa a ter 4 perfis de investimentos! Os participantes deste plano precisam escolher um deles, mas antes vamos esclarecer mais sobre o assunto.
O que são perfis de investimentos?
Os perfis de investimentos são diferentes opções de aplicação dos recursos acumulados no plano de previdência. As opções foram criadas para que o participante possa escolher o nível de riscos financeiros que deseja assumir, para que a nossa equipe de investimentos possa aplicar e gerir os recursos.
Quais são os perfis de investimentos oferecidos pelo plano?
Ao todo, são quatro opções de perfis de investimentos:
FIESCPrev Conservador: Indicado para quem tem aversão a riscos de retornos negativos, com maior alocação em renda fixa (90%). O perfil também tem como alvo alocar investimentos estruturados (8%) e operações com participantes (2%). Meta de referência: CDI a.a.
FIESCPrev SemiModerado: Também indicado para quem não quer correr grandes riscos de eventuais retornos negativos. Tem menos alocação em renda fixa (80%) do que o perfil Conservador. Também tem como alvo alocações em renda variável (8%), investimentos estruturados (7%), operações com participantes (1%), investimentos no exterior (1%) e imobiliário (3%). Meta de referência: CDI + 0,5% a.a.
IMPORTANTE: Para quem não está familiarizado com os termos de investimentos, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é uma taxa de juros utilizada nos empréstimos entre os bancos. Ela é usada como principal índice dos investimentos de renda fixa (aqueles que possuem um menor risco).
FIESCPrev Moderado: Indicado para investidores com moderada tolerância ao risco. Busca mais rentabilidade na diversificação dos investimentos. Investe em todas as estratégias adotadas na PREVISC, porém com exposição moderada. Tem como alvo alocações em renda fixa (65%), renda variável (20%), investimentos estruturados (9%), operações com participantes (1%), investimentos no exterior (2%) e imobiliário (3%). Meta de referência: CDI + 1,5% a.a.
FIESCPrev Arrojado: Indicado para aqueles que aceitam um risco maior, com consequente possibilidade de maior rentabilidade. Investe em todas as estratégias adotadas na PREVISC, com uma proporção maior nos segmentos com maior nível de risco e possibilidade de retorno positivo ou negativo. Tem como alvo alocações em renda fixa (45%), renda variável (30%), investimentos estruturados (13%), operações com participantes (1%), investimentos no exterior (2,50%) e imobiliário (8,50%). Meta de referência: CDI + 2,5% a.a.
Onde os recursos do plano FIESCPrev são aplicados?
A PREVISC realiza aplica os recursos nos segmentos abaixo:
Renda Fixa: investimento, em grande parte, de menor risco, que busca proteger o patrimônio. Formado por títulos públicos ou privados, de bancos, grandes empresas e governo federal.
Renda Variável: são, geralmente, investimentos de maior risco e buscam potencializar o retorno do patrimônio. Formado por ações, que são frações do capital de empresas de capital aberto, negociadas na bolsa de valores. O rendimento varia de acordo com o rendimento de cada empresa.
Investimentos Estruturados: estratégias de investimentos em multimercados (juros, moedas, renda variável) para potencializar o retorno dos investimentos.
Investimentos no Exterior: essa carteira diversifica os investimentos em ações, títulos públicos e privados no exterior e câmbio.
Investimentos Imobiliários: essa carteira é composta por cotas de fundos imobiliários.
Empréstimos: proporcionam aos participantes uma taxa de juros diferenciada, que ainda remunera a carteira de investimentos do plano.
Operações com Participantes: no caso da PREVISC são os empréstimos, que proporcionam aos participantes uma taxa de juros diferenciada e ainda remuneram a carteira de investimentos do plano.
Como saber qual o melhor perfil para investir?
Para responder esta pergunta, cada participante precisa identificar que tipo de investidor é. Alguns pontos que devem ser levados em consideração para saber qual perfil escolher:
Tolerância a risco: qual o retorno que você espera de seu investimento? Você aceita correr riscos ou não?
Tempo para se aposentar: Sua idade, o ponto da carreira em que se encontra, as circunstâncias pessoais que vive. Tudo isso importa na hora de definir seus investimentos. Quanto mais próximo da aposentadoria, maior deve ser a cautela por escolher um perfil que possa trazer algum risco ao patrimônio acumulado.
Cenário econômico: É necessário acompanhar os principais fatores de nossa economia, como: crescimento do país, juros, inflação e política, pois estão diretamente ligados as rentabilidades dos perfis.
Como escolher o perfil de investimento para o plano?
Preparamos um questionário para ajudar os participantes a descobrirem o seu perfil de investidor e fazer a sua escolha pelo Autoatendimento! É super fácil:
- Acesse o Autoatendimento da PREVISC com CPF e senha. Caso ainda não tenha um login e senha clique AQUI.
2. Dentro do ambiente, acesse PERFIL DE INVESTIMENTOS > ESCOLHA SEU PERFIL DE INVESTIMENTO.
3. Na próxima tela, clique em IR PARA O QUESTIONÁRIO e responda todas as perguntas a seguir.
4. Após responder as perguntas, aparecerá o perfil de investimento indicado para você. Você pode mantê-lo ou trocá-lo em SELECIONE ABAIXO O PERFIL DE INVESTIMENTOS DESEJADO. Depois de escolher o perfil clique em FINALIZAR.
5. Pronto! Perfil de investimento escolhido. Aparecerá esta mensagem abaixo, além de um e-mail para confirmar sua escolha.
É possível mudar o perfil de investimentos no futuro?
Sim! Nos meses de junho e dezembro de cada ano, os participantes poderão alterar o perfil de investimentos do plano FIESCPrev. Quem não quiser alterar, permanecerá com o mesmo perfil que estiver na época.
Em caso de dúvidas entrar em contato com a nossa área de relacionamento pelo telefone 0800-048-8088 ou web.previsc.com.br/faleconosco/