PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

18/11/2020
Planejamento financeiro: 6 dicas para fazer o seu

previsc-planejamento-financeiro-dicas

Para ter uma vida financeira tranquila, sem muitas preocupações, é necessário se organizar financeiramente — e isso independe do quanto você ganha. Afinal, não adianta ganhar muito se você gasta mais do que ganha. Nessa situação, você ainda dormirá preocupado e estressado, pensando em como pagará as suas contas. Desse modo, o planejamento financeiro é fundamental para alcançar a prosperidade financeira.

Com o intuito de guiá-lo, preparamos esse artigo com algumas dicas para você montar o seu planejamento com tranquilidade e eficiência. Confira!

1. Defina seus objetivos financeiros

Você só consegue chegar a algum lugar se você souber para onde está indo. Não existe ninguém mais perdido do que aquele que não sabe para onde quer ir. Por isso, na vida financeira, é importante saber e definir os objetivos antes de fazer qualquer tipo de planejamento.

Uma casa nova? Viajar o mundo? Comprar um carro esportivo? Ter uma aposentadoria tranquila? Você precisa encontrar as respostas para essas perguntas e, dentro das suas possibilidades, começar a trabalhar para alcançar os objetivos financeiros.

2. Evite compras parceladas

Esse é um erro muito comum, especialmente pela facilidade que as instituições financeiras colocam para compras parceladas. Todavia, na grande maioria das vezes, essas facilidades configuram uma verdadeira armadilha. A compra parcelada alimenta uma ilusão de que você não precisará pagar aquele valor total, pois as parcelas diluídas em diversos meses enganam o nosso cérebro.

Todavia, com a compra de produtos em várias parcelas, você acaba somando uma quantia enorme, que prejudica a conquista da prosperidade financeira no longo prazo. Além disso, o uso constante de compras parceladas cria um ciclo vicioso, o que atrasa todo o planejamento.

3. Compre apenas o que você precisa

Apesar de ser uma dica óbvia, ela precisa ser analisada com cuidado. Muitas pessoas têm dificuldade em entender a diferença entre querer e precisar. Afinal, o que você quer é o que você precisa? É importante refletir sobre essas questões a fim de eliminar gastos.

Outro ponto importante a comentar sobre essa dica é que você não precisa — e nem deve — eliminar todos os gastos em lazer, pois eles são sim necessários. Continue fazendo o que você gosta, busque alternativas mais baratas e você verá que economizar dinheiro não é tão difícil quanto imaginava.

4. Mude seus hábitos

Planejamento financeiro requer muita disciplina. E para fazer isso, é importante mudar os hábitos. Se você é daqueles que não anota os gastos que faz, é importante começar a fazê-lo. Se você não perde a oportunidade de comprar um produto na promoção, ainda que não precise do produto, também é importante rever esse hábito.

Ao final, todo o esforço é recompensado, quando você consegue atingir o seu objetivo inicial. Sempre que a mudança de um hábito o incomodar, lembre-se do objetivo e mantenha o foco.

5. Gaste de acordo com o seu padrão de vida

Você deve gastar de acordo com o seu padrão de vida e os seus rendimentos. Caso você esteja um padrão de vida acima da sua renda, você dificilmente sairá daquele padrão. E, em situações extremas, pode até mesmo recuar um degrau, por conta de dívidas. Dessa maneira, tenha muita atenção quanto a esse detalhe.

6. Faça uma análise de gastos e receitas

Talvez esta seja a dica mais importante. É importante anotar os gastos e as receitas, de modo a entender como você pode aumentar as receitas e como pode cortar os gastos, dando um panorama mais preciso sobre a sua realidade.

Planejamento financeiro é uma constante construção. Se faz com um objetivo bem definido, organização dos recursos recebidos e gastos e mudança de hábitos. Unindo todas as dicas apresentadas, você pode elaborar um planejamento mais eficiente. Lembre-se, além de começar, é importante ter disciplina para mantê-lo. 

Com os planos de previdência complementar da PREVISC, fica mais fácil alcançar o seu objetivo futuro! Conheça e consulte nossas condições.