PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

22/07/2022
Perfis comportamentais: quais são e como aplicá-los para melhorar suas relações pessoais

Você já ouviu falar em perfis comportamentais?

Eles são o conjunto de fatores, como características herdadas, adquiridas por meio da vivência de cada um, a criação, a cultura e o comportamento dos indivíduos.

Isso permite conhecer melhor as pessoas, proporcionando uma compreensão melhor das particularidades e necessidades de cada uma delas. E, quanto mais você conhece alguém, maiores são as chances de melhorar a convivência com esse alguém!

Descobrindo o perfil comportamental das pessoas ao seu redor, você consegue estimulá-las a seguir atividades capazes de desenvolver os seus talentos, compreender melhor suas atitudes e reagir de forma que se adeque melhor ao perfil dela, tornando a relação de vocês mais harmônica. Isso vale para familiares, amigos, parceiros e até mesmo colegas de profissão.

Confira os quatro perfis comportamentais mais comuns a seguir:

O analista

As pessoas com esse perfil são orientadas pelos detalhes. Coisas que passam despercebidas pelos olhares das outras pessoas são muito bem observadas pelos analistas. São ótimas em ler nas entrelinhas, identificar o que fazer para aumentar a qualidade de alguma coisa. São focados, realistas e costumam ser mais introvertidos para não parecerem os chatos do grupo, já que identificam coisas que os outros não observam com tanta facilidade.

O comunicador

Facilidade em se comunicar é a principal característica das pessoas com esse perfil. Tudo o que é novo e relacionado à arte encanta o perfil comportamental do comunicador. Essas pessoas pensam de modo criativo, fora da caixa, diferente dos outros. Elas não gostam de passar despercebidas pelos outros e criam relações de proximidade facilmente.

O executor

Esse perfil gosta das coisas na hora! Sempre está atrás de alcançar seus objetivos com velocidade nas ações. Quer ver as coisas acontecerem rapidamente. Ele aprecia desafios e garante que sempre tenha um grau de competitividade envolvido. As pessoas com esse perfil gostam de ter muitas responsabilidades e têm facilidade em realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo.

O planejador

Pessoas com esse perfil adoram ver tudo organizado! Elas gostam de trabalhos baseados em processos, porque isso lhes garante mais segurança. Para motivar essas pessoas, é legal mostrar que um trabalho ou um objetivo pode ser concluído/alcançado por meio de pequenas metas. Fazer esse planejamento com outra pessoa melhora a relação com ela.

Com essas características, você consegue identificar, nas pessoas que te cercam, qual a melhor forma de se relacionar com elas! Isso melhora a convivência, aumenta a intimidade e cria cenários mais leves para vocês!