PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

25/08/2021
Patrocinada ou instituída? Quais os tipos de previdência privada

Uma novidade que tem agradado os investidores que pensam no futuro são os novos tipos de previdência privada que fazem parte da modalidade complementar.

Os planos de previdência patrocinados ou instituídos possuem características diferenciadas para determinados públicos que têm interesse em investir num plano de aposentadoria.

Isso porque eles são geridos por determinados grupos, como, por exemplo, sindicatos e associações. Dessa forma, as vantagens são exclusivas a funcionários de uma determinada empresa.

Portanto, confira a seguir, o que são os planos patrocinados e instituídos e quais as vantagens de cada um dos tipos de previdência privada.

Qual a definição de plano instituído e patrocinado?

Dentre os tipos de previdência privada podemos citar os planos instituídos e patrocinados, sua principal característica é que ambos são criados por entidades de classe.

Tais entidades podem ser de diferentes finalidades, como, por exemplo:

  • Sindicatos;
  • Cooperativas;
  • Associações

Essas entidades podem criar planos de previdência complementar, desde que sejam sem fins lucrativos.

Dessa forma, os planos de previdência instituídos ou patrocinados, quando fechados, são oferecidos por empresas privadas apenas para seus funcionários.

A principal diferença entre os dois tipos de previdência privada é que o plano instituído é contratado por pessoas jurídicas que representam os funcionários de determinado órgão sem participação no custeio.

Já o plano patrocinado também é contratado por pessoa jurídica, contudo, a empresa participa do custeio, seja de maneira parcial ou total.

Os planos de previdência complementar privados também podem ser operados por entidades abertas ou fechadas, veja a seguir.

Diferença entre a previdência complementar aberta e fechada

As previdências privadas patrocinadas e instituídas podem ser abertas ou fechadas, ou seja, as Entidades Abertas de Previdência Complementar (EAPC), podem comercializar os planos com fins lucrativos.

Já as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), não visam o lucro com o investimento que são conhecidos como fundos de pensão.

Vantagens dos planos de previdência instituídos e patrocinados

Os planos de previdência privada instituídos e patrocinados possuem características próprias e são indicados conforme o perfil do trabalhador, dentre os benefícios, podemos citar:

  • São administrados por entidades fechadas, como sindicatos e associações, por isso os planos administrados por essas instituições não possuem fins lucrativos;
  • As taxas provenientes de administração desses tipos de plano de previdência privada são mais atraentes do que as praticadas pelos bancos;
  • Existe a vantagem de realizar a dedução do imposto de renda em até 12% da renda bruta;
  • Proporciona segurança àqueles que desejam ter um complemento de renda quando se aposentar;
  • Não corre o mesmo risco de mudanças que o INSS, pois são planos privados;
  • Você escolhe quanto quer investir mensalmente;
  • Os planos de previdência são investimento de longo prazo, contudo, em alguns planos, você pode escolher quando resgatar o montante;
  • São planos seguros que garantem um investimento pensando no futuro, seja para a aposentadoria, ou outros fins de acordo com cada investidor.