PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

15/05/2022
Participantes do plano Previtê podem alterar perfil de investimentos até 15/6/22

Os participantes do plano Previtê já podem alterar o seu perfil de investimentos. Essa possibilidade de modificação acontece duas vezes por ano: em junho e dezembro. Desta vez, quem quiser realizar a troca pode enviar o formulário até o dia 15/06.

Antes de tudo, cada participante precisa analisar qual perfil se adapta aos seus planos e não buscar “o melhor perfil” com base nas rentabilidades anteriores. Cada um dos perfis de investimento tem suas particularidades, dependendo dos objetivos e da tolerância ao risco.

Por isso, é importante primeiro identificar se o seu nível de tolerância aos riscos do mercado financeiro está em sintonia com os riscos oferecidos pelo perfil do plano. Conheça os três perfis de investimentos do Previtê:

CONSERVADORMODERADOARROJADO
É aconselhado para quem não quer correr grandes riscos de eventuais retornos negativos. Busca rentabilidade nos investimentos de baixo risco. Por isso, o portfólio se concentra principalmente em ativos de Renda Fixa.Indicado para investidores com moderada tolerância ao risco. Busca mais rentabilidade na diversificação dos investimentos. Investe em todas as estratégias adotadas na PREVISC, porém com exposição moderada, tendo alguma alocação em Renda Variável.Indicado para aqueles que aceitam um risco maior, com consequente possibilidade de maior rentabilidade. Investe em todas as estratégias adotadas na PREVISC, com uma proporção maior nos segmentos com maior nível de risco e possibilidade de retorno positivo ou negativo. Sua alocação em renda variável é mais relevante.

Conheça as estratégias adotadas pela PREVISC:

Renda Fixa - Formados por títulos públicos ou privados, de bancos e grandes empresas, esses investimentos são, em grande parte, de menor risco e buscam proteger o patrimônio dos participantes.

Renda Variável - O investimento neste segmento apresenta maior risco. Ele é composto por ações, que são frações de empresas de capital aberto, negociadas na bolsa de valores. Na PREVISC, a alocação nesse segmento é realizada por fundos de investimentos atuando no mercado nacional de ações.

Investimentos Estruturados - Os investimentos no segmento Estruturado são realizados por meio de fundos que atuam em diversos mercados como juros, moedas, renda variável, renda fixa e etc. Tudo visando maximizar o retorno dos investimentos suavizando o risco por meio de diversificação.

Investimentos no Exterior – Seu objetivo é a diversificação e alcançar boa rentabilidade com o investimento em renda fixa e renda variável no mercado internacional. Os investimentos no exterior abrangem os principais mercados globais como Europa e Estados Unidos.

Investimentos Imobiliários – São recursos aplicados em fundos imobiliários que procuram obter rentabilidade através dos mais variados tipos de imóveis, como galpões logísticos, shopping centers, lajes corporativas, condomínios e terrenos. Além disso, investem também em projetos de crescimento e expansão.

SOBRE A ESCOLHA DO PERFIL

Abaixo, o histórico de rentabilidade dos perfis do plano Previtê e um comparativo com outros investimentos. Importante ressaltar que a rentabilidade obtida no passado não garante a rentabilidade futura.

Para escolher o perfil ideal é interessante avaliar o horizonte de investimento e os riscos que você está disposto a assumir. Quanto mais distante da aposentadoria ou idade em que acessará os recursos do plano, mais risco poderá ser assumido, pois mais tempo haverá para se recuperar caso ele se concretize e o ganho adicional ao longo do tempo tende a ser recompensador. Confira um relato de um de nossos parceiros sobre decisão de investimentos:

COMO ALTERAR

Para alterar o perfil de investimentos, o participante (ou seu responsável) deve clicar AQUI, preencher todas as informações solicitadas, transformar em PDF, imprimir, assinar e enviar para a PREVISC.

O participante pode digitalizar o documento e enviá-lo por e-mail AQUI ou enviar a via física para o endereço da PREVISC: Rod. Admar Gonzaga, nº 2765. 2° Andar - Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC - 88034-001.

O documento deve chegar na PREVISC até o dia 15/06/2022. É importante lembrar que a troca de perfil não é obrigatória. Por isso, caso o participante não opte pela alteração, será mantido o perfil atual. Caso opte pela mudança, o novo perfil passa a valer a partir de julho de 2022.