O IMPACTO DO ESG NAS EMPRESAS: PERSPECTIVAS PARA 2025
O ESG – Ambiental, Social e Governança – deixou de ser apenas um diferencial competitivo para se consolidar como um compromisso no mundo corporativo. Em 2025, espera-se que o ESG ganhe ainda mais relevância, moldando a maneira como as empresas operam, inovam e se relacionam com a sociedade. Mas o que realmente significa ESG e como ele transforma os negócios?
O que é ESG?
O conceito de ESG abrange três pilares fundamentais:
- Ambiental:
Envolve práticas que minimizam os impactos ao meio ambiente, como redução de emissões de carbono, gestão eficiente de recursos naturais e uso de energia renovável ou se sua empresa não atua com essas possibilidades, que tal adotar uma praça para cuidar do ambiente urbano? Toda ação é benéfica. Com o mundo enfrentando eventos climáticos extremos e o ano de 2024 registrado como o mais quente da história, é crucial que as empresas assumam um papel ativo na mitigação dos impactos ambientais.
- Social:
Diz respeito às relações humanas, englobando iniciativas que promovam diversidade, inclusão, respeito aos direitos humanos e melhoria da qualidade de vida nas comunidades onde as empresas atuam. Em tempos de catástrofes naturais crescentes, o apoio às comunidades locais torna-se também importante, embora não seja possível resolver todos os problemas, escolher uma causa e direcionar esforços é um meio eficaz.
- Governança:
Refere-se à transparência, à ética e à implementação de processos de gestão estruturados que criam confiança. Mais do que uma sigla, ESG representa um compromisso com a criação de valor para todos: clientes, colaboradores, comunidades e o planeta.
- Mais transparência e menos promessas vazias:
Consumidores e investidores estarão mais atentos a práticas concretas. Relatórios claros e ações genuínas.
- Diversidade:
Com a crescente abertura para que as pessoas se expressem como realmente são, incluir a diversidade verdadeiramente nas empresas traz pessoalidade. Quando clientes se veem refletidos nos valores e na equipe de uma organização, gera conexão e valor.
- Soluções sustentáveis e inovadoras:
O investimento em tecnologias limpas e modelos de negócio mais sustentáveis.
- Consumidores mais exigentes:
As pessoas estão buscando marcas com propósito claro e atitudes ligadas aos valores ambientais e sociais.
- ESG como vantagem competitiva:
Empresas que priorizam ESG atraem mais investidores, clientes e talentos, além de reduzirem riscos e ampliarem suas oportunidades de mercado. A ação precisa ser continua e a mudança chegar até a cultura da empresa, exalando o processo ao ponto que o cliente possa sentir o valor.
O que esperar de 2025?
A evolução continua do ESG trará desafios e oportunidades. Algumas tendências devem ganhar destaque:
Implementação e desafios
Adotar o ESG vai além de simples adequação; trata-se de integrá-lo à cultura organizacional. Embora seja desafiador rever processos e promover mudanças culturais, os benefícios superam os obstáculos. Empresas que fazem isso conquistam maior engajamento das equipes, melhor reputação e novas oportunidades de negócio.
Sustentabilidade como cultura
Sustentabilidade é mais do que uma ação pontual ou uma estratégia de mercado; é uma forma de vida e um compromisso coletivo. Cada empresa que assume sua responsabilidade ambiental, social e de governança contribui para um futuro mais seguro.
O futuro está sendo construído hoje
2025 promete ser um ano crucial para as transformações impulsionadas pelo ESG. Empresas que abraçam a frente, demonstram que é possível equilibrar resultados financeiros com impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Case de sucesso
O Grupo O Boticário — que também figura no guia Melhores de ESG, na categoria Bem-Estar — desde 2019, conta com um setor estruturado de diversidade, equidade e inclusão, com o papel de estabelecer metas palpáveis e cotidianas pela ampliação da valorização da pluralidade. Essa mudança ocorre no corpo de colaboradores, na diretoria e na forma que a empresa se apresenta socialmente, como em propagandas e ações em ambientes externo, ao ponto que quando pensamos em boticário, pensamos em diversidade e cuidado. Colocando o consumidor, parte do processo, de forma intuitiva o cliente prefere este a outro na prateleira, por recordar do bem-estar ao se deparar com as propagandas da marca. Veja só, em 2023, o objetivo era o quadro de colaboradores dispor de pelo menos 50% pretos e ter pelo menos 25% de pessoas pretas em lideranças corporativas. Em 2025, o objetivo é contar com pelo menos 50% de mulheres em cargos de diretoria e, até 2030, garantir a representatividade de grupos minorizados nos cargos de liderança, proporcionar o aumento progressivo de compras, ter 100% dos produtos concebidos com a participação desses mesmos grupos, além de oferecer um portfólio de produtos inclusivos e diversos, considerando inclusive diferentes estilos de vida.