
Chegou a hora de se informar com a análise sobre os investimentos da Previsc com o Momento Investidor:
Ao fim de abril, a rentabilidade consolidada dos investimentos da Previsc alcançou 4,28% no acumulado do ano, ligeiramente acima da meta atuarial de 4,27% (calculada com base no INPC + 5,3% ao ano).
Esse desempenho é resultado de uma gestão estratégica e cautelosa diante de um cenário econômico desafiador.
A renda fixa foi o destaque, sendo o segmento com maior peso na carteira da entidade. Os bons resultados vieram tanto dos investimentos atrelados ao CDI, beneficiados pelos juros elevados, quanto dos ativos que se valorizam com a queda da curva de juros futuros — especialmente os que assumem um pouco mais de risco.
A renda variável, também contribuiu de forma significativa para o resultado, principalmente nos perfis moderado e arrojado, que concentram maior exposição. O desempenho expressivo da bolsa brasileira no início do ano foi bem aproveitado pela Previsc.
Recentemente, a estratégia da Previsc tem sido reduzir a exposição a riscos e aumentar a alocação em títulos ligados ao CDI. Essa movimentação buscou equilibrar segurança e aproveitamento das boas oportunidades do mercado, especialmente em função de fatores externos, como a política tarifária dos Estados Unidos e o movimento de capitais em direção a mercados emergentes — contexto que favoreceu o Brasil.
Próximos passos:
Apesar dos resultados positivos até o momento, os próximos meses inspiram atenção e prudência. O mercado enxerga com cautela a continuidade dos ganhos recentes. A possibilidade de cortes na taxa Selic ou avanços na área fiscal, que poderiam impulsionar os investimentos, parece limitada no curto prazo. Isso se deve, entre outros fatores, à queda de popularidade do governo e à proximidade das eleições.
Diante dessas incertezas, a Previsc continuará adotando uma gestão diversificada e prudente, com foco principal na proteção do patrimônio dos participantes, sempre atenta às melhores oportunidades que possam surgir de forma responsável e sustentável.