PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Jornal

28/11/2019
Limites para crianças nas redes sociais

É fato que a tecnologia e a internet fazem parte da rotina das crianças. Ao que tudo indica, esse é um caminho sem volta e que muda constantemente a maneira como nos relacionamos com a tecnologia. É fundamental ter a reflexão de que as crianças podem utilizar a Internet sim, porém de forma orientada e acompanhada pelos pais. Proibir o uso não educa e não previne.

Entre as medidas importantes estão: orientar a criança ou adolescente sobre o conceito de risco e segurança on-line; falar abertamente sobre conteúdo permitido, atividade inapropriada, ciberbullying, perseguição, fraudes e riscos de divulgação de informação pessoal; e ensinar sobre responsabilidade e bons costumes on-line, mostrando o impacto que ações ruins podem causar, uma vez que o compartilhamento de dados ocorre de forma instantânea.

Além disso, é fundamental explicar sobre os influenciadores infantis, que recebem pagamento de marcas para divulgar seus produtos e serviços, como brinquedos e viagens. Para isto, o ideal é iniciar a educação financeira, lembrando que essas crianças estão realizando um trabalho e que nada vem de graça. Também pode ser a oportunidade para começar uma conversa sobre consumismo, a diferença entre desejo e necessidade.