Quando você deixa de trabalhar na empresa há quatro opções do que fazer com o plano de previdência: continuar contribuindo mensalmente, cessar as contribuições e deixar o saldo rentabilizar até se aposentar, transferir os recursos para outro plano de previdência e resgatar as contribuições.
Hoje, vamos falar somente sobre a opção de resgate.
Quais as regras para resgatar os recursos do meu plano de previdência?
Antes de mais nada, é importante ressaltar que você precisa estar desligado da empresa e que cada plano de previdência tem suas próprias regras para resgate. As regras foram definidas junto à empresa onde você trabalha e constam no regulamento do seu plano de previdência. Confira como funciona o resgate:
- Você resgata as suas contribuições e um percentual das contribuições da empresa de acordo com o tempo que manteve o plano:
Até um ano de contribuição ao plano - 0%
De 1 a 2 anos de contribuição ao plano - 20%
De 2 a 3 anos de contribuição ao plano - 40%
De 3 a 4 anos de contribuição ao plano - 60%
De 4 a 5 anos de contribuição ao plano - 80%
De 5 anos de contribuição ao plano em diante - 100%
- Haverá incidência de Imposto de Renda;
- É possível fazer o resgate em até 12 parcelas mensais e
- Caso as parcelas calculadas sejam inferiores a uma Unidade de Referência (hoje R$ 540,65 - conferir valor na época do resgate), o pagamento será à vista.
Como posso solicitar o resgate?
Para solicitar o resgate você precisa:
- Preencher o Formulário de Opções Pós-Desligamento aqui;
- Cópia do Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (página que constam as assinaturas) e
- Cópias do RG, CPF ou CNH.
É necessário enviar todos esses documentos para o e-mail atendimento@previsc.com.br ou pelos Correios para o endereço da PREVISC (Sociedade de Previdência Complementar do Sistema FIESC): Rod. Admar Gonzaga, 2765. 2° Andar - Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC - CEP: 88034-001.
O envio desses documentos é importante para formalizar o pedido de resgate à PREVISC e, desta forma, garantir segurança ao participante. Quando os documentos chegam na entidade, o participante é informado por e-mail de que eles já estão conosco, em análise com a área técnica. Os pagamentos de resgate são feitos duas vezes ao mês e o participante será informado sobre a data exata que receberá o benefício.
Em caso de dúvidas estamos à disposição. Basta entrar em contato com nossa Área de Relacionamento com o Participante pelo telefone 0800-48-8088 ou e-mail atendimento@previsc.com.br.