PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

05/05/2023
Evitando erros na Declaração Pré-Preenchida: Saiba mais!

No ano de 2023, os contribuintes têm a oportunidade de realizar a Declaração do Imposto de Renda no modelo pré-preenchido. Mesmo com a facilidade, que ajuda a acelerar o processo de preenchimento, infelizmente ainda é comum cometer erros na hora de montar o documento. Antes de tudo, é importante lembrar que o IR precisa ser feito até o dia 31 de maio deste ano e, para evitar erros, é muito importante ficar atento em alguns detalhes.

A primeira recomendação é a revisão completa de todos os itens preenchidos na declaração. Isso ajuda o contribuinte a eliminar informações irrelevantes, deixando no documento apenas com o que é de extrema importância. Vale citar que, caso haja alguma informação citada incorretamente, você pode acabar caindo na "malha fina", então fique atento nisso, revise quantas vezes for necessário. Mesmo que a declaração pré-preenchida seja uma facilidade, ela pode induzir ao erro.

Por isso, ao ter dúvidas sobre o preenchimento, é recomendado falar com um contador que pode e irá te direcionar aos caminhos corretos da declaração. Os códigos de preenchimento precisam ser analisados, antes de selecionados. Além disso, refaça os cálculos, analisando o abatimento e todos os números que fazem sentido no seu ano fiscal. Caso haja mais dúvidas, mesmo com a declaração pré-preenchida, o ideal é voltar um pouco no tempo, analisando outras declarações anuais, tomando cuidado com informações relevantes e essenciais. Por fim, não esqueça de declarar o seu plano PREVISC dentro da declaração, sendo obrigação de cada um realizar tal operação.