PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

17/02/2022
Empreender depois da aposentadoria

Empreender depois da aposentadoria, vale a pena?

Seja porque dispõe de mais tempo, seja com o objetivo de ampliação de renda, empreender após a aposentadoria é cada vez mais comum. E, na verdade, pode ser salutar e bastante importante.

Mas é preciso ter atenção a alguns pontos-chaves, confira a seguir.

  • Mesmo que você já tenha uma renda segura por conta da aposentadoria, tenha em mente que empreender não é uma brincadeira. É preciso ter disciplina e encarar a atividade com responsabilidade.
  • Planeje bem antes de iniciar as atividades. Ter uma empresa envolve sempre uma série de custos, investimentos e expectativas de receita. Planeje bem cada passo da empresa para não ser pego de surpresa. Descreva todos os seus custos diretos e indiretos, avalie as receitas necessárias e se são realmente viáveis.
  • Não deixe o medo te paralisar. Ao empreender, você certamente enfrentará situações desafiadoras e, vamos admitir, o medo é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a manter os pés no chão. Mas ele não pode ser um fator paralisador, pois é preciso perseverança para um negócio avançar.
  • Conheça bem o mercado. Apesar de certamente você contar com muita experiência, o conhecimento específico sobre o mercado no qual você vai atuar é fundamental para o sucesso. Aproveite seu tempo livre para estudar bem antes de iniciar.
  • Administre seriamente a empresa. Tome cuidado com armadilhas como fornecer em condições especiais para amigos ou empregar familiares. É importante administrar o negócio de maneira completamente independente. Mas se você quiser ajudar seus amigos e familiares, apresente para eles o Plano Previtê da Previsc. Eles poderão aproveitar diversos benefícios oferecidos pelo plano. 😊