PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

17/02/2022
Dicas para economizar no IRPF

Março está chegando e junto com ele vem a preocupação: “Preciso fazer minha declaração de imposto de renda”.

É fato que muitas pessoas são isentas, outras tantas têm que fazer o pagamento e algumas felizardas tem até alguma restituição.

Mas a pergunta que sempre fazemos é: será que há formas de economizar no imposto de renda?

Confira algumas dicas para evitar gastar mais do que o necessário:

Mantenha suas contas e documentos sempre organizados

Uma das maiores falhas que as pessoas cometem é não ter tudo organizado. Assim, muitas vezes perdem comprovantes de custos e investimentos que efetuaram ao longo do ano, que poderiam ser utilizados para abatimento da base.

Então, ter tudo bem organizado evita que você se esqueça de lançar alguma conta que pode ajudar a abater da base.

Trabalhadores autônomos

Os trabalhadores autônomos podem abater da base de cálculo do IRPF todas as despesas que estiverem diretamente relacionadas ao desenvolvimento do seu trabalho. Essas despesas podem incluir custos de aluguel e condomínio de espaços de trabalho, luz, água e telefone, entre outros. Mas cuide, é importante que as despesas sejam claramente fundamentais para a atividade laboral.

Imóveis

As taxas cobradas por corretores e imobiliárias, seja na venda ou na locação de imóveis, também podem entrar como abatimento da base de cálculo.

Também é importante manter a documentação de benfeitorias e reformas feitas em imóveis, para assegurar a atualização do valor original do imóvel na hora da venda, diminuindo assim o valor calculado como lucro.

Previdência complementar

Os seus investimentos em planos de previdência complementar também podem ser abatidos na base de cálculo do seu imposto de renda, até o limite de 12%. Aproveite para fazer aportes adicionais (dentro do ano de exercício) para assegurar o maior desconto possível. Dessa forma, você troca imposto por investimento, não é o máximo? Então aproveite!