PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

31/03/2023
Declaração do Imposto de Renda: Declare o seu plano PREVISC!

O período para realizar a sua declaração iniciou no último dia 15/3, assim, é necessário que todos os participantes de um plano PREVISC se atentem para alguns detalhes. Você, participante, pode abater as contribuições feitas ao plano de base (no caso ano base 2022) de cálculo do IR, até um limite de 12%. Isso vale para quem declara no modelo completo.

Neste ano de 2023, é possível utilizar a declaração pré-preenchida. O processo pode ser feito pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, ou pela solução Meu Imposto de Renda, por meio do aplicativo que está disponível no iOS e Android. Não se esqueça que o período para declarar é até o dia 31/5.

Mas antes de realizar a declaração do seu plano, temos algumas informações importantes para você!

Fique atento, pois:

- Se as suas contribuições são descontadas na folha de pagamento (salário), as informações para a declaração do Imposto de Renda (demonstrativo de contribuições) serão disponibilizadas pela empresa que você trabalha;

- Se você paga as contribuições via boleto ou débito em conta, seu demonstrativo de contribuições está disponível no Autoatendimento da PREVISC, no menu lateral esquerdo: IMPOSTO DE RENDA > DEMONSTRATIVO DE CONTRIBUIÇÕES;

- Você não precisa declarar o saldo acumulado do seu plano, apenas as contribuições realizadas em 2022.

Agora que você já está atualizado sobre esses detalhes, vamos ver como declarar o seu plano adequadamente?

Para declarar, você precisa:

1 - Instalar o Programa IRPF;

2 - Com o seu Informe de Rendimentos e mãos, abra a opção "Pagamentos e Doações Efetuados";

3 - Selecione a "Opção 36" para "Previdência Complementar";

4 - Nos demais cantos, indique se as despesas com a previdência são do titular ou do dependente;

5 - Preencha o nome e CNPJ da PREVISC (Sociedade de Previdência Complementar do Sistema FIESC): 80.150.857/0001-27;

6 - Preencha com o valor pago no Informe de Rendimentos: Item 3.03 Contribuição Prev. Complementar Pública ou Privada e FAPI.

Esses são todos os passos e detalhes que você precisa saber para realizar a declaração do seu plano no Imposto de Renda. Mas, caso você tenha mais de um plano aqui, na PREVISC, é necessário realizar outra declaração separadamente, atente-se aos detalhes.

Se tiver dúvidas sobre todos os processos citados acima, entre em contato conosco e/ou acesse o site da Receita Federal.