Alteração de Renda
FIESCPrev
Olá! Reunimos aqui nesta página tudo o que você precisa saber sobre as novas formas de receber o seu benefício. Confira!
Por quê está sendo disponibilizada aos aposentados e pensionistas outra janela para alterar a forma de recebimento de renda?
A alteração regulamentar do plano FIESCPrev aprovada em 26/12/2022 e publicado no Diário Oficial da União em 10/01/2023 possibilita até janeiro de 2024, aos assistidos (aposentados e pensionistas), que atualmente recebem renda vitalícia escolher uma nova forma para receberem o seu benefício: por renda financeira.
Tal alteração surgiu por demanda das patrocinadoras visando a sustentabilidade do plano de benefícios, mitigando os fatores de risco.
A solicitação também foi um pleito de parte dos assistidos interessados na escolha por renda financeira.
As rendas financeiras seguem a tendência dos planos de previdência de eliminar obrigações de benefício definido, que podem gerar déficit e, consequentemente, onerar assistidos e patrocinadoras, obrigando-as a arcar com contribuições extras.
Além disso, a mudança permite a individualização do saldo de contas, dando aos assistidos mais flexibilidade no recebimento de sua renda e controle sobre o patrimônio acumulado. Esta opção possibilita ainda que no caso de falecimento do titular, e não havendo cônjuge e filhos menores de 18 anos ou inválidos, o saldo de contas remanescente possa ser pago a qualquer pessoa física indicada pelo titular como beneficiário designado (exemplo: filhos maiores, pais, irmãos, sobrinhos, etc).
Quais são os tipos de renda?
Para entender as opções de rendas oferecidas pelo plano FIESCPrev, criamos um material que explica as diferenças entre as rendas vitalícia e financeira.
Impactos de cada tipo de renda
Preparamos um material para explicar quais os impactos que cada opção de renda oferecida pelo plano pode causar aos aposentados e pensionistas.