PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Alteração de Renda

FIESCPrev

Olá! Reunimos aqui nesta página tudo o que você precisa saber sobre as novas formas de receber o seu benefício. Confira!

Por quê está sendo disponibilizada aos aposentados e pensionistas outra janela para alterar a forma de recebimento de renda?

A alteração regulamentar do plano FIESCPrev aprovada em 26/12/2022 e publicado no Diário Oficial da União em 10/01/2023 possibilita até janeiro de 2024, aos assistidos (aposentados e pensionistas), que atualmente recebem renda vitalícia escolher uma nova forma para receberem o seu benefício: por renda financeira.

 

Tal alteração surgiu por demanda das patrocinadoras visando a sustentabilidade do plano de benefícios, mitigando os fatores de risco.

 

A solicitação também foi um pleito de parte dos assistidos interessados na escolha por renda financeira.

 

As rendas financeiras seguem a tendência dos planos de previdência de eliminar obrigações de benefício definido, que podem gerar déficit e, consequentemente, onerar assistidos e patrocinadoras, obrigando-as a arcar com contribuições extras.

 

Além disso, a mudança permite a individualização do saldo de contas, dando aos assistidos mais flexibilidade no recebimento de sua renda e controle sobre o patrimônio acumulado. Esta opção possibilita ainda que no caso de falecimento do titular, e não havendo cônjuge e filhos menores de 18 anos ou inválidos, o saldo de contas remanescente possa ser pago a qualquer pessoa física indicada pelo titular como beneficiário designado (exemplo: filhos maiores, pais, irmãos, sobrinhos, etc).

Quais são os tipos de renda?

Para entender as opções de rendas oferecidas pelo plano FIESCPrev, criamos um material que explica as diferenças entre as rendas vitalícia e financeira.

Impactos de cada tipo de renda

Preparamos um material para explicar quais os impactos que cada opção de renda oferecida pelo plano pode causar aos aposentados e pensionistas.

Simule sua renda

A decisão de alterar a forma de receber a renda é exclusivamente do aposentado ou pensionista. Não é obrigatório fazer esta alteração, mas nós da PREVISC incentivamos que os aposentados e pensionistas conheçam e comparem as rendas para escolher a melhor opção. Pensando nisso, preparamos um simulador para que cada um possa conferir as diferenças.

Confira o simulador no Autoatendimento. Ao acessar a página com o seu CPF e senha, acessar Menu -> Benefícios -> Conversão de renda.

Perguntas Frequentes

Cada tipo de renda tem suas particularidades e isto pode gerar dúvidas. Por isso, ouvimos os aposentados e pensionistas e criamos um FAQ (Perguntas Frequentes) para esclarecê-las.

Histórico de resultados do plano

O objetivo deste documento é demonstrar, de forma consolidada, o histórico de resultados do Plano FIESCPrev, detalhando a origem do resultado deficitário e seus impactos, ou seja, os critérios para determinação da Contribuição Extraordinária.

Rentabilidade do plano

Todos os meses, a PREVISC divulga aos seus participantes as lâminas de investimentos dos planos, que apresentam a rentabilidade obtida no mês anterior e um breve relato do cenário econômico. As lâminas estão no site da PREVISC e podem ser acessadas em NOSSOS PLANOS > FIESCPREV > RENTABILIDADE (no menu lateral esquerdo).

 

Para facilitar, divulgamos aqui as lâminas de investimentos dos últimos anos:

Relatórios Anuais

Todos os anos no mês de abril, a PREVISC divulga aos seus participantes o Relatório Anual de Informações (RAI), que contém as principais informações contábeis, financeiras e atuariais do plano. Além de uma obrigação legal, este documento é importante para dar transparência às principais realizações, à situação e aos resultados dos planos administrados pela PREVISC. Este relatório é enviado por e-mail, está no site da PREVISC e também pode ser encontrado no Autoatendimento > DOCUMENTOS (menu lateral esquerdo) > ACESSE SEUS DOCUMENTOS. Confira os relatórios do FIESCPrev dos últimos anos:

Regulamento

A alteração recente no regulamento do plano FIESCPrev disponibilizou uma nova janela para os aposentados e pensionistas que recebem renda vitalícia tenham a possibilidade de alterar o recebimento do benefício para renda financeira.

 

Faça o download do regulamento do plano e quadro comparativo das alterações para conferir na íntegra essas novas opções para receber o benefício.

Como fazer a opção

Primeiro, é importante verificar o saldo e fazer a simulação de renda, para tomar uma decisão mais assertiva, no Autoatendimento (saiba como acessar AQUI). Dentro do ambiente, acesse o menu lateral esquerdo e clique em BENEFÍCIO > CONVERSÃO DE RENDA:

Depois de fazer a simulação, é possível formalizar a alteração de renda no próprio Autoatendimento. É prático e intuitivo, basta preencher as informações que serão solicitadas no ambiente.

 

Também é possível formalizar a escolha NESTE FORMULÁRIO AQUI. Preencha as informações e, depois, digitalize e envie o formulário para a nossa Central de Relacionamento com o Participante até janeiro de 2024, clicando AQUI. Escolher a opção e-mail e não esquecer de anexar o formulário!

 

Caso prefira, faça a impressão do formulário, preencha as informações e envie por Correio para o endereço da PREVISC: Rod. Admar Gonzaga, 2765. 2° Andar – Bairro Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP: 88034-001.

 

Importante: Caso o assistido não envie o formulário para a PREVISC, continuará recebendo o benefício pela forma renda vitalícia.

Períodos de alteração:

Até 30/05/23 (a nova forma de recebimento de renda passa a vigorar em junho/23)

01/06/23 até 31/07/23 (a nova forma de recebimento de renda passa a vigorar em agosto/23)

01/08/23 até 31/10/23 (a nova forma de recebimento de renda passa a vigorar em novembro/23)

01/11/23 até 10/01/24 (a nova forma de recebimento de renda passa a vigorar em fevereiro/24)

Fale Conosco

Em caso de dúvidas, a PREVISC disponibiliza um número de telefone exclusivo e especializado sobre o assunto: (48) 3239-3309. Também estamos à disposição pelos nossos canais de comunicação tradicionais: 0800-048-8088 ou clique AQUI para enviar e-mail, falar por chat ou via WhatsApp.