IMPORTANTE: antes de falarmos de rentabilidade, informamos que a divulgação do resultado dos investimentos de setembro atrasou devido ao nosso processo de migração de sistema de gestão. Pedimos desculpas a todos os participantes pelo atraso na divulgação e estamos trabalhando para voltar com a regularidade da publicação das informações.
Cenário econômico:
O cenário político-econômico tem grande influência no resultado dos investimentos. Por isso, é importante ficar atento ao que acontece no Brasil e no mundo.
No exterior, dados de inflação mais fortes preocuparam os agentes econômicos nos Estados Unidos e Europa sobre uma possível recessão econômica, afetando os mercados de forma significativa. Na China, a continuação da política de Covid-zero e uma grave crise no mercado imobiliário resultaram em uma projeção de crescimento econômico menor do que o esperado.
No Brasil, o ambiente foi um pouco mais positivo. O relatório Focus, do Banco Central, captou ao longo do mês uma diminuição nas expectativas de inflação para 2022. Enquanto no mês de agosto o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) apresentou uma expectativa de 6,70%, no final de setembro essa previsão já se encontrava em 5,88%. Já o PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelou um crescimento de 1,2%.
Sobre a rentabilidade:
Diante deste cenário, os investimentos apresentaram um resultado razoável no mês de setembro. Para conferir a rentabilidade do plano FIESCPrev no mês de setembro AQUI.
Em caso de dúvidas, estamos à disposição para ajudar pelos nossos canais de comunicação: 0800-048-8088 ou WEB.PREVISC.COM.BR/FALECONOSCO/