PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

01/03/2021
Confira o resultado dos investimentos do seu plano de previdência PrevFiepa em 2020

O ano de 2020 foi atípico e desafiador. A pandemia de Coronavírus impactou nossas rotinas, cuidados com a saúde e também o mercado financeiro. Em março, no ápice da crise, os investimentos da PREVISC enfrentaram uma forte queda, mas o movimento de melhora nos mercados financeiros globais e a diversificação das aplicações contribuíram para uma rápida recuperação. Por ser um investimento a longo prazo, a previdência privada tem um período maior para reverter os resultados e efetivamente apresentar um bom desempenho.

Para 2021, por mais que alguns indicadores sinalizem uma tendência de recuperação da economia de uma forma geral, é importante destacar que os casos de Coronavírus voltaram a uma trajetória ascendente, trazendo riscos e incertezas. Janeiro começou com uma perspectiva otimista, mas a demora no início do plano de vacinação e na chegada dos insumos necessários para ampliar a imunização da população trouxeram um destaque negativo. Os próximos passos para a vacinação e os direcionamentos econômicos quanto à inflação e dívida pública serão fatores decisivos para ditar o rumo da economia.

Confira os resultados do seu plano em 2020:

O seu plano rendeu 6,03% no ano passado. Para obter um retorno adequado e com menos riscos, a PREVISC busca diversificar seus investimentos. Confira onde os recursos são aplicados e o resultado do seu plano em 2020:

*Meta Atuarial é a rentabilidade mínima necessária das aplicações financeiras de um plano de previdência para garantir o cumprimento dos seus compromissos futuros.

Entenda melhor sobre as aplicações:

A Renda Fixa é um investimento, em grande parte, de menor risco e busca proteger o patrimônio. É formada por títulos públicos ou privados, de bancos e grandes empresas. A forma de rentabilizar é definida no momento da aplicação, aumentando a previsibilidade do investimento.

Já a Renda Variável traz investimentos, geralmente, de maior risco e que buscam potencializar o retorno. É formada por ações, que são frações do capital de empresas de capital aberto, negociadas na bolsa de valores. O seu rendimento varia conforme o desempenho de cada empresa.

Para os Investimentos Estruturados utilizam-se estratégias para maximizar o retorno e diminuir o risco, com uma mistura de diversas classes de investimentos. Por exemplo: Investimentos no Exterior + Renda Variável + Moedas e outros. 

Ao fazer um Empréstimo, além do participante conseguir uma taxa de juros diferenciada, os juros remuneram a carteira de investimento do plano. 

O plano aplica, ainda, em fundos e ações no exterior, para obter um crescimento sustentável em outras economias e mercados, além de investir em fundos imobiliários.