O mercado de trabalho no Brasil tende a aquecer em 2022, pelo menos é o que aponta o Boletim Macro, publicado pela FGV IBRE. Com isso, há uma otimista previsão quanto à retomada de negócios. Duas áreas tendem a ser bastante demandadas: área comercial e tecnológica.
Elas indiretamente serão responsáveis por aquecer também outros mercados, diante da necessidade de adequação para oferta de novos produtos e serviços, forçando as empresas a mexerem em suas operações e processos, estratégias, redução de falhas e custos, oportunizando uma gestão lean para melhoria contínua. Exemplo: profissões nas áreas de engenharia, finanças, qualidade, inovação e logística impactadas pelo avanço do e-commerce e transformação digital.
No que diz respeito à tecnologia, muitas oportunidades nas mais diversas áreas oriundas da digitalização dos processos e cuidado com a segurança de dados nas empresas. O hacker do bem, ou pentester, é uma carreira promissora dentro da área de segurança de informações, haja vista a preocupação em proteger os sistemas de ataques virtuais. Tem sido apontada como profissão do futuro.
Chama atenção no entanto, as áreas de vendas e marketing, com diversas oportunidades para profissionais, com ou sem experiência. O relacionamento e experiência do cliente são diferenciais competitivos nas empresas, sobretudo quando falamos no ambiente on-line. A digitalização pede ao profissional de marketing e vendas, um olhar conectado às novidades do mundo on-line, na medida em que os consumidores estão cada vez mais informados e conectados.
Listamos 10 Profissões em alta na área comercial:
1- Gerente de e-commerce (salários que variam de 9 a 24 mil reais);
2- Executivo de vendas (salários que variam de 3 a 8 mil reais);
3- Gerente de expansão e novos negócios (5 a 15 mil reais);
4- Analista de Business Intelligence/analista de planejamento comercial (4 a 11 mil reais);
5- Coordenador de mídias e performances (8 a 12 mil reais);
6- CMO (Chief Marketing Officer), responsável pela estratégia de marketing nas empresas (de 15 a 30 mil reais);
7- Diretor Comercial (18 a 30 mil reais + remuneração variável);
8- Gerente de contas (3,5 a 10 mil reais);
9- Especialistas em marketing digital e SEO nos mais diversos cargos e salários;
10- Percebe-se para a área comercial também aumento de ofertas para vendas diretas, representantes de vendas autônomos, vendas por catálogo, televendas e consultores PJ. Boas oportunidades para quem está iniciando no mundo das vendas e quer aperfeiçoar seu portfólio. (Salários que variam de 2 mil a 6 mil reais).
A área de seguros, haja vista o momento de incertezas, e a área de educação, levando-se em consideração o crescimento de mercado, mas também de concorrência on-line, trazem da mesma maneira oportunidades para profissões da área comercial. Para profissionais da área de vendas, as características mais buscadas são: resiliência, foco no cliente, boa comunicação, conhecimento de vendas multicanais, negociação e para algumas vagas, segundo idioma fluente, sendo o mais buscado o inglês.
Sobre recrutamento e seleção do time comercial, os RH´s e gestores do setor, terão um desafio extra tendo em vista que a disputa por bons profissionais se manterá em alta. Por esse motivo, vemos em curto espaço de tempo cenários em que ajustes de salário e benefícios para a área comercial serão avaliados, para equilibrar a oferta com a demanda.
Dentre as profissões em alta no RH em 2022 estão business partner, recrutadores especialistas em tecnologia e área comercial e gerentes generalistas, com salários que podem variar de 5 a 25 mil reais.
É bom reforçar que essas oportunidades são sobre a área comercial. Para outras áreas, ainda que haja perspectiva otimista quanto à retomada, entende-se que o índice de desemprego não deve cair muito, segundo especialistas, uma vez que teremos mais profissionais procurando emprego. Ainda assim, é época de se capacitar e ir em busca. A oportunidade chegará para os mais preparados.
Fonte: Administradores