PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

27/03/2023
Confira a rentabilidade do plano PrevSENAI-MA em 2022

CENÁRIO ECONÔMICO

O cenário político-econômico tem grande influência no resultado dos investimentos. Por isso, é importante ficar atento ao que acontece no Brasil e no mundo.

O ano de 2022 foi desafiador para o mercado financeiro. Vários acontecimentos no cenário internacional impactaram diretamente a rentabilidade de diversas aplicações. A guerra entre Rússia e Ucrânia afetou o mercado de commodities (mercadorias de origem primárias), como petróleo e grãos. Outros acontecimentos como a política de Covid Zero na China e a inflação nos Estados Unidos trouxeram impactos negativos no Brasil.

No Brasil, as eleições presidenciais geraram incertezas em relação aos gastos do novo governo e pressionaram a bolsa de valores, levando os juros futuros mais uma vez para patamares elevados. A inflação fechou o ano em 5,79%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Diante de tudo isso, foram as aplicações conservadoras, como a renda fixa, que apresentaram os melhores desempenhos. A PREVISC investiu a maior parte dos recursos dos planos nestes tipos de investimentos. Entenda mais sobre os investimentos abaixo.

Investimentos do plano

A PREVISC opta por diversificar sua carteira de investimentos, que contém desde renda fixa até ações no exterior. Por conta do cenário de alta volatilidade que o mercado enfrentou no ano passado, a PREVISC não conseguiu bater as metas dos planos, mas ainda assim conquistou um resultado positivo frente à situação econômica.

Este gráfico mostra onde o seu dinheiro é aplicado:

Já este gráfico mostra o retorno que o investimento teve em cada segmento de aplicação no segundo trimestre do ano:

Entenda onde os recursos são aplicados:

A PREVISC possui uma equipe de investimentos especializada, que busca sempre uma rentabilidade de longo prazo superior ao mercado, para garantir a renda mensal dos participantes no futuro. As contribuições feitas ao plano vão para o saldo de conta dos participantes e são alocadas nos investimentos da PREVISC. Entenda mais sobre onde são realizadas as aplicações dos recursos:

Renda Fixa: investimento, em grande parte, de menor risco, que busca proteger o patrimônio. Formado por títulos públicos ou privados, de bancos, grandes empresas e governo federal.

Renda Variável: são, geralmente, investimentos de maior risco e buscam potencializar o retorno do patrimônio. Formado por ações, que são frações do capital de empresas de capital aberto, negociadas na bolsa de valores. O rendimento varia de acordo com o rendimento de cada empresa.

Investimentos Estruturados: estratégias de investimentos em multimercados (juros, moedas, renda variável) para potencializar o retorno dos investimentos.

Investimentos no Exterior: essa carteira diversifica os investimentos em ações, títulos públicos e privados no exterior e câmbio.

Investimentos Imobiliários: essa carteira é composta por cotas de fundos imobiliários.

Empréstimos: proporcionam aos participantes uma taxa de juros diferenciada, que ainda remunera a carteira de investimentos do plano.