PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

17/12/2021
Cenário econômico em novembro

O mês de novembro foi marcado pelo desempenho negativo nas Bolsas de valores ao redor do mundo. Além do Banco Central Americano, os principais bancos centrais trouxeram um tom mais incisivo sobre a possibilidade de diminuição dos estímulos implantados no início da pandemia. Somado a isso, o surgimento de uma nova variante do Coronavírus corroborou com o desempenho desfavorável nos mercados. No mercado internacional de renda fixa, o sinal mais conservador do Federal Reserve suavizou a inclinação da curva de juros americana, interrompendo uma sequência de 3 meses consecutivos de altas. Uma fuga dos investidores dos ativos de risco impactou negativamente também os índices S&P 500 e Dow Jones, que encerraram em -0,83% e -3,73% respectivamente.

No Brasil, o mês teve pontos que colaboraram para um resultado positivo para alguns segmentos. Dados negativos com atividade econômica e diminuição do prêmio de risco, cobrado pela credibilidade fiscal, impactaram a curva de juros. A aprovação da PEC dos precatórios na Câmara dos Deputados e o fato de a proposta final não sofrer alterações relevantes durante as negociações no Congresso trouxe alívio para o mercado.

O ritmo acelerado dos índices de preços, alimentando as expectativas para a inflação nos anos seguintes para fora do centro da meta, acelerou o aperto monetário por parte do Banco Central do Brasil, que elevou a SELIC em 1,5 p.p. para 9,25%. Para a próxima reunião, o Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude. O IPCA divulgado em novembro registrou alta de 0,95%. Com o resultado, a inflação acumula alta de 9,26% no ano e de 10,74% nos últimos 12 meses.

A bolsa brasileira, apesar de ter tido maior volatilidade em novembro, comportou-se de maneira mais parecida com as bolsas mundiais, com o Ibovespa fechando o mês de novembro em queda de 1,53%.

A rentabilidade consolidada da PREVISC foi de 0,54% em novembro. Acompanhe a rentabilidade do seu plano de previdência todos os meses, no site da PREVISC - WWW.PREVISC.COM.BR. Clique no menu SOU PARTICIPANTE, selecione a empresa onde trabalha/trabalhou e depois clique em Ir para o plano. Na página do seu plano, selecione Rentabilidade no menu lateral e clique em Consulte as lâminas de investimentos.