PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

09/03/2020
Cenário econômico em fevereiro

Com os últimos acontecimentos no mercado financeiro mundial e local, os resultados dos investimentos no mês de fevereiro não atingiram os objetivos da PREVISC.

O mês de fevereiro iniciou com rentabilidades positivas e acima do esperado para o período. Porém, na última semana de mês, ocorreu uma grande mudança nas bolsas no Brasil e ao redor do mundo. Os índices de volatilidade dos mercados aumentaram drasticamente, o que resultou em quedas acentuadas.

Como consequência, o Ibovespa voltou ao patamar de 100 mil pontos e o dólar atingiu a máxima histórica de R$ 4,51 / US$ 1,00. A preocupação com o Coronavírus se espalhou pelo mundo, em todos os continentes. Os especialistas do mercado financeiro acreditam que o surto do novo vírus possa levar à uma desaceleração da economia global por algum tempo e a um congelamento da cadeia de insumos para produção que hoje em dia é mais globalizada do que em anos anteriores.

Por outro lado, a PREVISC segue confiante no crescimento da economia brasileira, se comparado com o resto do mundo. No Brasil, a economia é mais fechada, a reforma fiscal está caminhando e os Bancos Centrais globais estão injetando dinheiro. Além disso, o Banco Central Americano (FED) cortou 0,50 pontos percentuais da taxa básica de juros americana em reunião extraordinária. Essas medidas irão servir para fomentar o consumo e consequentemente o crescimento econômico.

É preciso lembrar que na previdência complementar a estratégia de investimentos é de longo prazo e a PREVISC busca gestores que compartilham desta visão. Na entidade, não é realizada nenhuma movimentação nos investimentos dos planos de benefícios em função deste momento da economia, pois para o horizonte de investimento a estratégia está adequada aos objetivos.