PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

03/06/2022
Cenário econômico: confira as principais notícias da semana de 30/5 a 3/6

Cenário Mundo

Na Zona do Euro, a taxa de desemprego se mantém na baixa histórica de 6,8%, enquanto analistas esperavam uma queda de 0,1pp. A inflação para maio, entretanto, trouxe notícia pior. Com inflação mensal 0,2pp acima do esperado e atingindo 0,8%, o Euro já acumula variação no nível de preços de 8,1% em 12 meses.

A inflação ao consumidor alemão para maio também não foi bem recebida pelo mercado. Com uma elevação do nível de preços de 0,9%, a projeção de 0,5% foi superada com grande margem. A inflação alemã já acumula 7,9% em 12 meses.

A região europeia ainda teve uma serie de PMIs (índices de compras) divulgados, todos próximos às expectativas. No indicador composto da Zona do Euro, o dado de 54,8 ficou 0,1 pontos abaixo da expectativa de estabilidade.

Entretanto, os dados de varejo para abril decepcionaram. Com uma variação de -1,3% no mês, a Zona do Euro passou longe da projeção de 0,3%.

A região econômica trouxe uma boa notícia, ao menos no que diz respeito à inflação ao produtor. O dado aponta para uma desaceleração maior que o esperado. Partindo de uma inflação mensal de 5,3% em março, o mês de abril apresentou variação de 1,2% no nível de preços, 1,1pp abaixo do esperado. Os produtores europeus já sofrem com uma inflação de 37,2% acumulada em 12 meses, a qual obviamente ainda não foi repassada ao consumidor em sua totalidade.

A China suspendeu o lockdown em Xangai desde a última quarta-feira (01/06). O comunicado foi feito pelo governo local e permite novamente a circulação de pessoas em bairros de baixo risco. A notícia anima os mercados, dando esperança que o fornecimento de produtos chineses fique mais próximo da normalização e que a demanda por matérias-primas se eleve.

Ainda referente ao gigante asiático, o índice de compra da manufatura mostra que a atividade do setor vem caindo menos com o alívio nas restrições sanitárias. O dado divulgado foi de 49,6, se aproximando do patamar neutro (50,0) e acima das expectativas (48,0).

Nos EUA, o número de postos de trabalho abertos é de 14,4 milhões, ainda próximo ao pico de 14,855 milhões atingido há 1 mês.  Os dados de empregos efetivamente criados vieram acima do esperado. Com 390 mil novos empregos, a projeção de 325 mil foi superada com margem. A taxa de desemprego, entretanto, se manteve em 3,6% enquanto era esperada uma queda de 0,1pp. A remuneração por hora foi outra decepção, subindo 0,3% no mês, diante da expectativa de aumento de 0,4%.

A confiança dos consumidores da maior economia do mundo caiu, apesar de se manter consideravelmente acima das expectativas. O dado para maio é de 106,4, saindo de 108,6 e se mantendo acima do patamar neutro (100,0).

Por fim, os dados PMI da maior economia do mundo caíram mais que o esperado. O índice composto caiu de 56,0 para 53,6 em maio, 0,2 pontos abaixo das projeções.

Cenário Brasil

O desemprego do país cai ao menor nível desde 2015, chegando a 10,5% em abril. A queda ocorreu em magnitude maior que o esperado, chegando a 4,3% em 1 ano.

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 1,0% no primeiro trimestre de 2022, ficando próximo das expectativas de 1,2%. Para o acumulado em 12 meses, o crescimento é de 1,7%. O setor de serviços foi o principal motor produtivo do período (1,0%) e, olhando pela demanda, o consumo das famílias foi o maior responsável, crescendo 0,7%.

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) de maio foi divulgado, apresentando variação de 0,52% no nível de preços ante 1,41% em abril e projeção de 0,46%. A desaceleração foi ocasionada majoritariamente por menores reajustes nos preços de combustíveis.

O acumulado em 12 meses é de 10,72%, sendo 7,54% apenas neste ano. O último boletim Focus, divulgado ao fim de abril, projetava um IGP-M de 12,22% ao fim deste ano.

A inflação na cidade de São Paulo medida pela USP (Universidade de São Paulo), através da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), recuou fortemente em maio. Com um dado mensal de 0,42%, a queda foi de 1,2pp. A conta de despesas pessoais apresentou a maior alta, com 2,18%. Alimentação e transportes ficaram respectivamente em 1,15% e 0,87%.

O IPP (Índice de Preços ao Produtor) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por sua vez, fechou abril com elevação de 1,94%, desacelerando em relação aos 3,12% de março. Em 12 meses, a inflação ao produtor brasileiro já é de 18,00%.

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou o ICS (Índice de Confiança de Serviços) e o ICOM (Índice de Confiança do Comércio), que mostram uma melhora no humor de ambos os setores.

Enquanto o ICS subiu 2,1 pontos e atingiu 98,3, o ICOM apresentou crescimento de 7,4, chegando a 93,3. O aumento reaproxima o humor do mercado ao patamar neutro (100 pontos).

A indústria brasileira continua ampliando suas compras. Com um PMI partindo de 51,8 para 54,2 em maio, as empresas do setor produzirão e esperam vender mais. O dado é coerente com o aumento do índice de confiança empresarial (ICE) medido pela FGV. Com uma alta de 2,9 pontos, o indicador já atinge 97,4 pontos e se aproxima do humor neutro (100,0).

Problemas no escoamento da safra ucraniana

Produtores agrários da Ucrânia estão com 20 milhões de toneladas de grãos estocados quando já deveriam ter sido exportados, e com uma nova colheita chegando.

Com 90% de suas exportações tradicionalmente feitas via portos do Mar Negro, o cerco marítimo russo impede a rota. Enquanto isso, a malha ferroviária ucraniana foi construída com padrão de bitola russo/soviético, dificultando o transporte para a Europa.

(Mapa representando escoamento da safra ucraniana no pré-guerra – Fonte: COFCO International)

Inflação impacta estilo de vida dos brasileiros

Levantamento da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor em conjunto com a Euroconsumers aponta que 90% dos brasileiros mudaram os hábitos de consumo.

Os principais pontos de mudança estão relacionados a mobilidade, alimentação e consumo de energia elétrica. Mais de 40% dos entrevistados disse ainda ter dificuldade para pagar contas relativas a gás e energia elétrica. Você pode ler mais sobre o assunto na CNN, que recebeu o estudo em primeira mão.

Elon Musk preocupado com a economia

O bilionário e CEO da Tesla Elon Musk enviou um e-mail a executivos da montadora descrevendo estar com “um sentimento super ruim” acerca da economia.

(Elon Musk em evento na China – Fonte: Reuters/Aly Song)

Tendo mencionado nos últimos dias temer uma possível recessão, Musk ordenou ainda que a Tesla pause todos os processos de contratação e definiu como objetivo cortar 10% dos empregos da montadora.

Jubileu de Platina de Elizabeth II

O Reino Unido comemora os 70 anos de reinado da Rainha Elizabeth II. Com feriado declarado de ontem (02/06) até domingo (05/06), o governo britânico programou milhares de eventos e espera 1 bilhão de espectadores.

(Desfile Militar nas comemorações iniciadas no dia 02/06 – Fonte: Richard Pohle/Pool/Reuters)

Fontes: TradingView, Investing.com, BP Money, InfoMoney, FIPE, IBGE, FGV, BM&C News, G1, BBC, CNN, Reuters.