PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

29/07/2022
Cenário Econômico: confira as principais notícias da semana de 25 a 29/7

Mundo

O Federal Reserve (Banco Central dos EUA) elevou na quarta-feira (27/7) os juros base da economia norte americana pela quarta vez no ano. Com um aumento de 0,75pp, as projeções predominantes no mercado foram corretas e a taxa ficou entre 2,25% e 2,50%. Os indicadores de atividade das semanas recentes podem ter evitado uma elevação de magnitude maior, uma vez que o órgão monetário também tem a preocupação de garantir que a economia não desacelere ao ponto de trazer alto nível de desemprego.

“Os indicadores recentes de gastos e produção suavizaram. Não obstante, o saldo de empregos tem sido robusto em meses recentes e o desemprego se mantém baixo.” (Nota do comitê de política monetária do FED)

A preocupação com a atividade econômica se mostrou acertada. A divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) trimestral dos EUA na quinta-feira (28/7) trouxe a notícia de uma recessão técnica, que consiste em recuo da produção por dois trimestres consecutivos. Tendo variado -1,6% nos três primeiros meses do ano, o segundo trimestre apresentou o dado em -0,9%.  Apesar de ser um evento já temido e muito especulado, as projeções de mercado para o trimestre eram de crescimento de 0,5%. O resultado reduz o temor de aperto monetário mais forte por parte do Federal Reserve.

O PIB da Zona do Euro, por sua vez, foi divulgado nesta sexta-feira (29/7). O crescimento trimestral foi de 0,7%, 0,5pp acima do esperado. O desempenho foi regionalmente desigual, uma vez que alguns países são muito mais atingidos pela guerra e sanções à Rússia. A maior economia do bloco, Alemanha, ficou estagnada muito devido à sua dependência com relação ao gás russo.

Os dados inflacionários da região também foram divulgados esta semana, estando todos acima do esperado. A inflação do Euro para o bloco como um todo foi de apenas 0,1%, mas a projeção era de deflação. Em 12 meses, a inflação da moeda é de 8,9%.

Brasil

O cenário nacional se mostra um pouco mais otimista, com inflação desacelerando e nível de atividade sendo mantido. O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) divulgado na quinta-feira (28/7) pela Fundação Getúlio Vargas trouxe uma desaceleração da inflação maior que o esperado, chegando a 0,21% em julho. Com relação aos preços ao consumidor, houve uma deflação da magnitude de -0,28%. O resultado foi alcançado devido aos cortes de impostos estaduais sobre itens como combustíveis e energia elétrica. A conta de alimentação, entretanto, ficou 1,47% mais cara no mês.

O IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), referente aos 30 dias que se encerraram na metade do mês de julho, foi divulgado em 0,13%, próximo às expectativas de 0,17%. O impacto dos combustíveis veiculares foi visível, com variação média de -4,88%. Por outro lado, leite e derivados subiram 11,43%, levando a categoria de alimentação e bebidas a 1,16% no mês. A expectativa é que o movimento continue, com as projeções de mercado já apontando para o IPCA fechando o ano em 7,30% segundo o Relatório FOCUS.

Com a inflação desacelerando e com o ciclo de alta de juros perto do fim, o Brasil mantém sua atividade econômica em nível razoável. O FMI (Fundo Monetário Internacional) elevou as projeções de crescimento para 2022 de 0,8% para 1,7% em um cenário onde as expectativas globais pioraram. A taxa de desemprego, por sua vez, caiu mais que o esperado no segundo trimestre. O dado apresentado é de 9,3%, um recuo de 0,5pp.

Rússia vai abandonar a Estação Espacial Internacional

O Kremlim anunciou que os astronautas russos deixarão a ISS após 2024. O prazo foi definido visando o cumprimento de acordos pré-estabelecidos. A decisão foi tomada após a nomeação do novo chefe da agência espacial russa, que disse esperar que o país passe a desenvolver sua própria estação orbital.

Geleiras dos Alpes somem diante de onda de calor

Os Alpes estão perdendo massa de gelo no ritmo mais acelerado desde que os dados passaram a ser monitorados há 60 anos. Com o inverno passado ameno e duas fortes ondas de calor neste verão, neve e gelo estão restritos a uma altitude cada vez maior.

“Estamos vendo resultados de modelos previstos para décadas futuras acontecendo agora. Eu não esperava ver um ano tão extremo tão cedo neste século.” (Matthias Huss, líder de monitoramento das geleiras da Suíça)

(Neve do inverno passado coberta por mantas em resort suíço, dia 21/07/2022 – Fonte: REUTERS/Arnd Wiegmann)

Agrotóxicos são encontrados em alimentos processados brasileiros

Testes feitos em alimentos de marcas brasileiras encontraram agrotóxicos em 58% dos processados analisados. Apesar da imagem popular de que estas substâncias nocivas estejam presentes apenas nas cascas de frutas e verduras e que possamos evitá-las simplesmente lavando os alimentos, o estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor mostra que ingerimos agrotóxicos até mesmo por meio de alimentos industrializados como nuggets e requeijão.

Ponte de US$361 milhões inaugurada na Croácia

A ponte Peljesacs foi inaugurada após 4 anos de construção, permitindo viagens ao Sul da Croácia sem trafegar pela Bósnia e evitando postos de fronteira. A infraestrutura possui quase 2,5km e foi financiada majoritariamente pela União Europeia.

(Ponte Peljesacs – Fonte: GETTY IMAGES)

Fontes: TradingView, Investing.com, BP Money, InfoMoney, IBGE, CNN, Uol, BM&C News, G1, Reuters, Valor Econômico, BBC, S&P, CNN, Bloomberg.