PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

21/10/2022
Cenário Econômico: confira as principais notícias da semana de 17 a 21/10

Mundo

O mercado de trabalho dos EUA segue sem grandes sinais de desaceleração. As solicitações de seguro desemprego se mantêm em nível historicamente baixo, caindo 5,3% com relação ao dado anterior enquanto se esperava um crescimento sutil.

Nem mesmo o setor imobiliário do país tem esfriado com a intensidade que se esperava diante da subida das taxas de juros. As licenças concedidas para construção subiram 1,4% diante das projeções de queda para setembro. Em compensação, iniciou-se a construção de -8,1% empreendimentos no mesmo mês com relação ao anterior. O volume de vendas de casas já existentes retraiu 1,4%, uma queda menor que o esperado.

A indústria norte americana, por sua vez, tem se mostrado resiliente e crescido mesmo no momento em que se especula recessão. O mês de setembro trouxe crescimento de 0,4%, 0,3p acima do esperado. A capacidade utilizada das fábricas cresceu 0,2p, chegando a 80,3%.

Na Europa, a inflação se mantém alta, ainda que próxima às expectativas. A Zona do Euro fechou setembro com elevação de preços de 1,2%, conforme projetado e fechando 9,9% em 12 meses. O Reino Unido apresentou inflação de 0,5%, 0,1p a mais que o esperado e atingindo 10,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Por sua vez, a inflação aos produtores alemães fechou muito acima do esperado mais um mês. Com 2,3% em setembro diante das projeções de 1,3%, as empresas do país já pagam 45,8% a mais em comparação ao mesmo mês de 2021.

A disparada de preços, como esperado, afeta a atividade econômica da região. O índice ZEW de percepção das condições econômicas da Alemanha caiu de -60,5 para -72,2, mostrando as dificuldades do empresariado do país. No Reino Unido, o varejo apresentou resultados 1,4% menores em setembro, uma queda 0,9 maior que o esperado. Os varejistas do país já vendem -6,9% em comparação ao mesmo mês de 2021.

Desempenho dos índices ao longo da semana:

S&P 500: 3,86%

Dow Jones: 1,73%

Nasdaq: 4,70%

STOXX 600: 1,36%

B3: 6,00%

Dólar: -2,88% (R$5,17)

Brasil

No cenário doméstico, a atividade econômica surpreendeu negativamente com a divulgação do IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central ) de agosto. O índice considerado prévia do PIB (Produto Interno Bruto) foi de -1,13%, abaixo das projeções de -0,60%. Os dados, entretanto, costumam sofrer revisões ao longo dos meses.

A Fundação Getúlio Vargas divulgou o IGP-10 (Índice Geral de Preços -10) de outubro, apontando para variação de preços de -1,00%. Apesar da deflação, as projeções de mercado eram 0,1p abaixo do divulgado. Os efeitos da redução de preços de combustíveis, portanto, devem começar a se dissipar nas próximas semanas, com dados inflacionários voltando ao patamar positivo ao fim do mês.

Liz Truss renuncia em tempo recorde

A primeira-ministra do Reino Unido renunciou 44 dias após assumir o comando do governo, se tornando o líder com mandato mais breve da história do parlamento britânico. O fracasso de seu governo começou desde o primeiro momento, quando propôs grandes cortes de impostos para os mais ricos e colocou em risco o equilíbrio fiscal do país. Entre os substitutos especulados estão Rishi Sunak, derrotado por Truss nas eleições internas, e Boris Johnson, que comandou o país até recentemente.

Ucrânia teme que Rússia exploda usina hidrelétrica

Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, acusa a Rússia de planejar a destruição de uma grande barragem de água no Rio Dnipro, colocando em risco a vida de centenas de milhares de pessoas na região de Kherson. A ação seria efetuada para cobrir o recuo do exército russo na região, uma vez que os ucranianos seguem expulsando-os da margem ocidental do rio e devem cruzar as águas em breve.

“Se terroristas russos explodirem esta barragem, mais de 80 assentamentos, incluindo Kherson, estarão na zona de inundações rápidas. Centenas de milhares de pessoas podem ser vítimas disso", disse Volodymyr Zelensky, em fala ao Conselho Europeu.

Fontes: TradingView, Investing.com, BP Money, InfoMoney, FED, FGV, IBGE, Bacen, CNN, Uol, BM&C News, G1, Reuters, Valor Econômico, BBC, S&P, CNN, Bloomberg, UOL.