PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

22/08/2022
Cenário Econômico: confira as principais notícias da semana de 15 a 19/8

Mundo

A semana iniciou com dados preocupantes vindos da China. A segunda maior economia do mundo apresentou crescimento muito aquém do esperado em todas as suas divulgações referentes a julho em comparação ao ano anterior. O varejo local cresceu 2,7% diante das projeções de 5,0%. Mais relevante para o Brasil e para o resto do mundo, a produção industrial chinesa cresceu 3,8%, ficando 0,8p abaixo do esperado. O investimento em capital fixo indica ainda que os próximos períodos podem ficar abaixo das projeções, uma vez que esta conta cresceu 0,5p menos que a expectativa de 6,2%.

Os dados inflacionários vindos da Europa preocupam os mercados globais. A inflação ao consumidor no Reino Unido atingiu o maior nível em 40 anos, fechando 12 meses em 10,1%. O resultado foi obtido após o mês de julho apresentar variação de 0,6% no nível de preços, 0,2p acima do esperado. Na Alemanha, a inflação ao produtor para o mês de julho foi divulgada em 5,3%, muito acima dos 0,6% esperados. O dado completamente fora das expectativas leva o acumulado em 12 meses para impressionantes 37,2% e aumenta a necessidade de repasses aos consumidores.

Nos Estados Unidos, os dados de atividade seguem melhores que o esperado. Apesar do varejo como um todo ter se mantido estável em julho, as vendas excluindo automóveis cresceram 0,4% quando se esperava uma variação de -0,1%. O mercado de trabalho também manteve sua sequência positiva, com solicitações de seguro-desemprego em volume 5,7% menor que o esperado para julho.

A atividade econômica acima das projeções leva os membros do FED (Banco Central Americano) a debaterem a possibilidade de elevações mais fortes nos juros básicos do país.

“Se observarmos como os consumidores estão gastando e obtendo trabalhos em grandes números, não acho que estamos em um modo de profecia autorrealizável de recessão.” (Mary Daly, presidente do FED São Francisco).

“Devemos continuar a nos mover rapidamente para um nível da taxa de juro que aplicará uma pressão descendente significativa sobre a inflação.” (Jim Bullard, Presidente do FED St Louis)

Brasil

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) trouxe uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) com crescimento de 0,69%, muito acima dos 0,25% esperados para junho deste ano. Com isso, o segundo trimestre do ano se encerra com expansão de 0,57%.

O Relatório Focus, também divulgado pelo Banco Central, trouxe outra boa notícia. Os agentes de mercado continuam revisando suas expectativas de inflação para 2022, com a mediana caindo mais 0,09p ao longo da semana passada e chegando a 7,02%. É considerado, entretanto, que a pressão de preços está sendo transferida para os anos seguintes, com a expectativa para 2023 e 2024 subindo a 5,38% e 3,41% respectivamente. O IGP-10 (Índice Geral de Preços -10) divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) esta semana reforçou essa expectativa, trazendo queda de preços de 0,69%, magnitude 0,09p maior que o esperado pelo mercado. O maior impacto veio diretamente aos consumidores, com variação no nível de preços de -1,56%. É considerado provável que os próximos dados sejam menos influenciados pela redução de impostos.

Caos eleitoral no Quênia

A comissão eleitoral do Quênia oficializou William Ruto como próximo presidente do país africano após vitória com 50,49% dos votos. Tendo sido vice-presidente anteriormente, Ruto deverá ser o 5º presidente após a redemocratização. A oposição, entretanto, contesta o resultado das eleições, tendo sua revolta ecoada inclusive por membros da própria comissão eleitoral. O grupo argumenta que o processo eleitoral ocorreu com diversas irregularidades, apesar de não detalhar quais seriam as ocorrências.

Explosões na Crimeia preocupam Rússia

Uma série de explosões em depósitos de armamentos russos na região da Crimeia demonstra a capacidade ucraniana de causar danos e efetuar operações de sabotagem dentro de territórios ocupados pela Rússia. As operações elevam a preocupação do Kremlin com relação a área, a qual é fundamental para suas linhas de suprimentos ao sul da Ucrânia.

EUA testam míssil intercontinental

O míssil intercontinental Minuteman 3 foi testado na terça-feira (16/8) após adiamento para evitar escalada de tensões com a China. O lançamento foi feito a partir de uma base espacial na Califórnia e a direção de lançamento não foi especificada.

(Trajeto percorrido pelo modelo Minuteman 3 em seu teste – Fonte: Reuters, G1)

Governo japonês estimula consumo de álcool

A Agência Nacional de Impostos do Japão lançou a campanha Sake Viva!, por meio da qual espera receber ideias para elevar o consumo de álcool entre os jovens japoneses.

“O mercado doméstico de bebidas alcoólicas está encolhendo devido a mudanças demográficas, como o declínio da taxa de natalidade e o envelhecimento da população, e mudanças no estilo de vida devido ao impacto da Covid-19.” (Agência Nacional de Impostos do Japão).

A medida demonstra a preocupação do governo japonês em elevar sua arrecadação tributária, a qual foi fortemente reduzida durante a pandemia iniciada em 2020 e não recuperou o patamar anterior.

(Fonte: Yoshiyoshi Hirokawa/Getty Images)

Fontes: TradingView, Investing.com, BP Money, InfoMoney, FED, FGV, IBGE, Bacen, CNN, Uol, BM&C News, G1, Reuters, Valor Econômico, BBC, S&P, CNN, Bloomberg.