PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

11/04/2023
Aposentados e Pensionistas: dicas para não cair em golpes

Infelizmente, ainda em 2023, tem sido muito comum os golpes contra aposentados e pensionistas no Brasil.

Alguns exemplos de golpes que têm sido aplicados acontecem por mensagens falsas enviadas via WhatsApp ou SMS. É informado um número para ligar e atualizar dados, para impedir o corte do benefício. Dessa forma, os golpistas obtém dados sigilosos como senhas, CPF e números de conta e cartões de crédito.

Outro golpe comum é um link em que, ao acessar, vai para uma página falsa do INSS ou dos bancos, notificando irregularidades no seu CPF. Então, ao preencher alguma informação ou enviar documentos, esses dados são recebidos por golpistas.

Além disso, há o golpe de mensagem com número falso de 0800, em que há dois números: um 0800 e outro de celular ou fixo. Ao ligar no 0800 falso, há uma notificação sobre bloqueio da aposentadoria ou pensão e o aposentado/pensionista é orientado a ligar no outro número. Ao ligar no segundo número, um golpista vai atender e informar que é do INSS ou do banco, para convencer a pessoa a passar seus dados pessoais.

Há também o golpe Mentira da Boa Notícia. Os golpistas iludem sobre uma boa notícia, informando sobre promessas de ganhos. Com isso, o aposentado/pensionista acaba passando informações sobre documentos, contas ou, até mesmo, fazendo depósitos em contas bancárias dos golpistas.

Dicas para não cair em golpes

O INSS ou a PREVISC não pede nenhum valor para liberar benefícios ou auxílios. Portanto, se alguém pedir transferências, depósitos ou pagamentos de taxa, é um golpe contra você.

Além disso, NÃO forneça informações ou entregue seus documentos para algum desconhecido. Nunca!

Sobre golpes de empréstimos e consignados: desconfie quando solicitarem respostas imediatas. Tudo que tiver que decidir para "ontem", tenha atenção, não existe ordem ou hora, se isso acontecer fique atento, a chance de golpe é enorme. Peça para alguém de confiança um conselho antes de qualquer decisão. Na dúvida não faça e não forneça absolutamente nada.