PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

15/07/2022
Veja quanto o plano FIESCPrev rendeu no segundo trimestre de 2022

CENÁRIO ECONÔMICO

A instabilidade persistente nas principais economias do mundo, trouxe forte impacto nos resultados dos investimentos do segundo trimestre de 2022. No panorama internacional, o período foi marcado pelo aumento do temor do risco de recessão nos Estados Unidos. Com a inflação do país atingindo os maiores patamares desde 1980, o FED (Banco Central Americano) vem conduzindo um processo de elevação de juros, na tentativa de trazer a inflação de volta para meta. Porém, com a alta dos preços de diversos produtos primários chegando em níveis recordes, o FED passou a sinalizar altas de juros maiores e por período prolongado pode levar à contração da demanda e à desaceleração econômica. 

Ainda no cenário internacional, a guerra na Ucrânia pressionou as cadeias de suprimentos e também trouxe impactos na inflação global. Na China, o impacto veio com a incerteza sobre novos lockdowns nas principais cidades em função da pandemia e os bancos centrais, com exceção do Brasil, estão apenas no início do aperto monetário na maioria das economias desenvolvidas.

No Brasil, a maioria dos setores produtivos, como serviços e varejo, apresentou desempenho positivo em abril e maio. Porém, o elevado nível de endividamento das famílias, a perda de poder aquisitivo da população diante da inflação e a piora das condições fiscais, somados à incerteza do período eleitoral que se aproxima, trouxeram muita volatilidade para os preços dos ativos.

Os investimentos no plano no segundo trimestre do ano

A diversificação da carteira de investimentos da PREVISC, que contém desde renda fixa até ações no exterior, foi determinante para obter um resultado satisfatório no segundo trimestre do ano, apesar do cenário de alta volatilidade que o mercado enfrentou.

Este gráfico mostra onde o seu dinheiro é aplicado:

Já este gráfico mostra o retorno que o investimento teve em cada segmento de aplicação no segundo trimestre do ano:

Entenda onde os recursos são aplicados:

A PREVISC possui uma equipe de investimentos especializada, que busca sempre uma rentabilidade de longo prazo superior ao mercado, para garantir a renda mensal dos participantes no futuro. As contribuições feitas ao plano vão para o saldo de conta dos participantes e são alocadas nos investimentos da PREVISC. Entenda mais sobre onde são realizadas as aplicações dos recursos:

Renda Fixa: investimento, em grande parte, de menor risco, que busca proteger o patrimônio. Formado por títulos públicos ou privados, de bancos, grandes empresas e governo federal.

Renda Variável: são, geralmente, investimentos de maior risco e buscam potencializar o retorno do patrimônio. Formado por ações, que são frações do capital de empresas de capital aberto, negociadas na bolsa de valores. O rendimento varia de acordo com o rendimento de cada empresa.

Investimentos Estruturados: estratégias de investimentos em multimercados (juros, moedas, renda variável) para potencializar o retorno dos investimentos.

Investimentos no Exterior: essa carteira diversifica os investimentos em ações, títulos públicos e privados no exterior e câmbio.

Investimentos Imobiliários: essa carteira é composta por cotas de fundos imobiliários.

Empréstimos: proporcionam aos participantes uma taxa de juros diferenciada, que ainda remunera a carteira de investimentos do plano.