PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

24/03/2022
4 passos para declarar suas contribuições à previdência complementar corretamente

O tributo mais conhecido do Brasil já abriu seu prazo para envio das declarações de 2022 às 8h da manhã do dia 07 de março. Ele se encerra em 29 de abril, às 23h59, no fuso-horário de Brasília.

E seu plano de previdência complementar deve ser incluso na declaração. As contribuições ao plano podem ser deduzidas da base de cálculo do seu IR até um limite de 12% da renda tributável. Porém, o benefício só pode ser aproveitado para quem entrega a declaração completa do Imposto de Renda.

Veja o passo a passo de como declarar corretamente as suas contribuições para o seu plano de previdência complementar:

1.º passo

Instale o Programa IRPF 2022 clicando aqui ou baixe o aplicativo, disponível para Android e iOS, no seu dispositivo móvel.

2.º passo

Separe os Informes de Rendimentos de todos os seus planos de previdência complementar. Eles deverão ser declarados separadamente.

3.º passo

  1. Abra a opção Pagamentos e Doações efetuados.
  2. Selecione a opção 36 (referente à previdência complementar) no campo Código.
  3. Nos demais campos, indique se as despesas com a previdência são do titular ou do dependente.
  4. Preencha os dados com nome e CNPJ da entidade administradora da sua previdência, geralmente disponíveis no próprio informe ou no site oficial da empresa. Caso o seu plano seja da PREVISC, preencha com os dados indicados abaixo:

Nome: PREVISC - Sociedade de Previdência Complementar do Sistema FIESC

CNPJ: 80.150.857/0001-27

4.º passo

Preencha o item 3.03 Contribuição Prev. Complementar pública ou privada e FAPI com o valor pago informado no Informe de Rendimentos.

LEMBRANDO

– Não há obrigatoriedade de declarar o saldo acumulado no seu plano de previdência complementar administrado pela PREVISC.

– Aposentados a partir de 65 anos que declaram imposto de renda têm direito a uma isenção extra na declaração a partir do mês do aniversário. Basta informar, na declaração, a parte isenta na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Aposentados e pensionistas participantes Previtê, além dos participantes autopatrocinados (que contribuem de forma independente ao plano) e restituídos (que resgataram os recursos do plano no ano passado) podem conferir o Informe de Rendimentos no Autoatendimento.

Para os participantes que trabalham em alguma das unidades abaixo:

- Sesc

- Fecomércio/SC

- Senac

- Univali

- FIESC (incluindo Sesi, Senai e IEL)

- Católica de SC

- Sistema Fiep

- FIEMT

- FIEMA

- Sesi Piauí

- Senai Piauí

Seus informes de rendimentos serão fornecidos pela própria empresa, por isso entre em contato com o RH da sua unidade.

Lembrando que todas as contribuições feitas aos planos de previdência são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda em um limite de até 12% para quem declara no modelo completo.

Agora que você já sabe como declarar seu plano de previdência privada no Imposto de Renda 2022, ficar em dia com o Leão da Receita Federal é muito mais fácil.