PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

17/06/2021
SESI-Piprev - resultado dos investimentos do plano no primeiro tri de 2021

O início de 2021 foi marcado pela volatilidade no mercado financeiro do mundo inteiro.

No cenário internacional, a vacinação avançou em diversos países e os Estados Unidos tiveram novos estímulos fiscais, causando uma expectativa de aumento da inflação e elevação das taxas de juros ao redor do mundo. Isso resultou na elevação dos preços de commodities como o minério de ferro, que atingiram seus preços máximos históricos. Por outro lado, a pandemia continua causando pressão negativa na atividade econômica, o que refletiu na baixa geração de emprego dos EUA, menor do que as expectativas dos investidores. Esses números reforçam o discurso nos Estados Unidos sobre a continuidade e até do aumento dos estímulos monetários e fiscais.

No Brasil, a variação cambial afetou os índices de inflação, o que fez o Banco Central acender o alerta e elevar a taxa Selic por duas vezes, além de sinalizar que continuará a elevação para ancorar as expectativas dos agentes e conter o avanço inflacionário. O mercado espera novas altas até o final de 2021, o que já impactou negativamente os preços dos ativos de Renda Fixa nos primeiros meses do ano. No âmbito político e fiscal, as incertezas permanecem.

O agravamento da pandemia e os atrasos na vacinação pressionam o Governo Federal a dar continuidade e reforço nos programas de manutenção de renda e emprego. Isso prejudica ainda mais a relação da Dívida Interna versus PIB e reduz a entrada de investimento estrangeiro no Brasil, além de causar a desvalorização do Real frente ao Dólar.

Confira os resultados do seu plano no 1º trimestre de 2021:

*Meta Atuarial é a rentabilidade mínima necessária das aplicações financeiras de um plano de previdência para garantir o cumprimento dos seus compromissos futuros.

Entenda melhor sobre as aplicações:

A Renda Fixa é um investimento, em grande parte, de menor risco e busca proteger o patrimônio. É formada por títulos públicos ou privados, de bancos e grandes empresas. A forma de rentabilizar é definida no momento da aplicação, aumentando a previsibilidade do investimento.

Já a Renda Variável traz investimentos, geralmente, de maior risco e que buscam potencializar o retorno. É formada por ações, que são frações do capital de empresas de capital aberto, negociadas na bolsa de valores. O seu rendimento varia conforme o desempenho de cada empresa.

Para os Investimentos Estruturados utilizam-se estratégias para maximizar o retorno e diminuir o risco, com uma mistura de diversas classes de investimentos. Por exemplo: Investimentos no Exterior + Renda Variável + Moedas e outros. 

Ao fazer um Empréstimo, além do participante conseguir uma taxa de juros diferenciada, os juros remuneram a carteira de investimento do plano. 

O plano aplica, ainda, em fundos e ações no exterior, para obter um crescimento sustentável em outras economias e mercados, além de investir em fundos imobiliários.