PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

07/11/2019
Saiba como foi a rentabilidade do seu plano de previdência SENACPrev no 3º tri

Apesar das adversidades econômicas, a rentabilidade do seu plano de previdência no terceiro trimestre do ano teve um resultado muito positivo.

As alterações promovidas pelo Senado no texto da reforma da previdência reduziram a economia esperada, afetando, desta forma, o cenário econômico nacional. Ainda assim, a atividade econômica obteve resultados superiores ao previsto, tanto na geração de empregos quanto no crescimento econômico.

No cenário internacional, a guerra comercial entre China e EUA, além da abertura do processo de impeachment do presidente americano Donald Trump, trouxeram incertezas aos mercados. Porém, os principais Bancos Centrais reafirmaram os seus compromissos, proporcionando um bom desempenho para o mercado financeiro.

Entenda como são aplicados os recursos

Para entender melhor o retorno do seu plano, é importante saber como são aplicados os recursos:

Fonte: Diretoria de Investimentos. Data: 30/09/2019.

A PREVISC busca diversificar as aplicações para que seja possível obter um retorno adequado, com menos riscos. Confira:

A Renda Fixa é um investimento, em grande parte, de menor risco e busca proteger o patrimônio. É formada por títulos públicos ou privados, de bancos e grandes empresas. A forma de rentabilizar é definida no momento da aplicação, aumentando a previsibilidade do investimento. No terceiro trimestre, o segmento obteve um retorno de 7,80%.

Já a Renda Variável traz investimentos, geralmente, de maior risco e que buscam potencializar o retorno. É formada por ações, que são frações do capital de empresas de capital aberto, negociadas na bolsa de valores. O seu rendimento varia conforme o desempenho de cada empresa. Aqui, o retorno foi de 23,27%.

Para os Investimentos Estruturados utilizam-se estratégias para maximizar o retorno e diminuir o risco, com uma mistura de diversas classes de investimentos. Por exemplo: Investimentos no Exterior + Renda Variável + Moedas e outros. Este segmento trouxe um retorno de 3,77%.

Ao fazer um Empréstimo, além do participante conseguir uma taxa de juros diferenciada, os juros remuneram a carteira de investimento do plano. Este segmento apresentou retorno de 11,54%.

Concluindo, o plano SENACPrev apresentou uma rentabilidade de 9,45% no acumulado do ano, superando a sua Meta Atuarial* em 142% e o CDI** em 203%.

Para informações mais detalhadas, você pode acompanhar os seus investimentos pelos boletins de rentabilidade no site, Autoatendimento e no Instagram da PREVISC (@previsc_oficial).

*Meta Atuarial é a rentabilidade mínima necessária das aplicações financeiras de um plano de previdência para garantir o cumprimento dos seus compromissos futuros.

**CDI (Certificado de Depósito Interbancário): referencial de rentabilidade usado para investimentos.