PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

16/12/2020
6 provas de que previdência privada vale a pena

Mesmo com o recente aumento na procura por essa modalidade, é normal a dúvida: previdência privada vale a pena mesmo? Aqui estão 6 provas de que sim. Confira!

A aposentadoria é o momento esperado pela maioria dos trabalhadores brasileiros. Trabalhamos durante a vida inteira e, depois de tanta dedicação, nos recolhemos para aproveitar um novo momento com tranquilidade e serenidade. E, para isso, é importante contar com equilíbrio financeiro. Uma das formas de alcançar esse equilíbrio é contando com um bom plano de previdência privada. Apesar disso, muitos ainda têm dúvida se previdência privada vale a pena mesmo.

A fim de tirar todas as dúvidas que restam sobre esse tema, elaboramos este artigo tratando sobre as 6 vantagens da previdência privada. Acompanhe! 

1. Liberdade

Um dos principais benefícios da previdência privada é a liberdade ofertada por esses planos. Construindo seu próprio investimento de longo prazo, você pode: 

• Fazer aportes (contribuições extras) na quantia e na periodicidade que desejar, desde que as regras do plano sejam respeitadas; 

• Usar o dinheiro do seu plano de previdência como quiser. Ou seja, para complementar a aposentadoria, pagar a faculdade de filhos e netos ou realizar sonhos de toda uma vida; 

• Flexibilidade para receber os valores investidos (com exceção para os planos de previdência corporativa); 

• Escolha de como receber o benefício ao final da previdência.

2. Benefícios fiscais 

Por apresentar uma tributação diferenciada, os planos de previdência privada trazem inúmeros benefícios fiscais aos seus investidores. É possível economizar no Imposto de Renda, deduzindo as contribuições e aportes feitos em até 12% da renda bruta anual tributável (exceto no caso do VGBL). 

3. Não tem come-cotas

Come-cotas são a antecipação obrigatória do Imposto de Renda sobre a aplicação, muito presentes em diversos fundos de investimentos. Todavia, a previdência privada é livre de come-cotas, pois o Imposto de Renda só é cobrado no resgate ou recebimento do benefício. 

4. Carteiras diversificadas 

A regra para todo bom investimento é a diversificação do valor aplicado. Assim, evita-se que o investimento se perca quando um ou outro fator prejudica o negócio. Vamos imaginar que você invista todo o seu dinheiro em dólar. E, de repente, implode uma grande crise financeira nos Estados Unidos. De um dia para outro, todo o seu investimento perde um valor muito significativo, o que prejudica todo o seu planejamento.

A diversificação também é uma estratégia importante para aumentar o potencial de retorno. Investimentos muito conservadores possuem retorno garantido, mas ele costuma ser muito baixo. Por isso, alocar uma parcela dos investimentos em produtos de maior risco, mas de maior retorno, é recomendado.

No Indústriaprev, você tem a opção de escolher uma carteira de perfil conservador, moderado e arrojado. A diversificação está presente em todas estas carteiras, mas é maior nos perfis não conservadores, a fim de garantir um maior potencial de retorno aos nossos participantes.

5. Não passa pelo inventário 

Outra vantagem que precisa ser citada é que os planos de previdência privada não entram no espólio como herança. Desse modo, é possível indicar os beneficiários, sejam eles da família ou não, e transmitir rapidamente os recursos sem que exista a necessidade de passar pelo processo burocrático do inventário. 

Também é possível definir as porcentagens recebidas por beneficiário, ficando livre do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação — ITCM.

6. Taxas cada vez menores 

Com o crescimento das opções de planos de previdência privada, as taxas cobradas estão cada vez menores. 

Sendo assim, não resta dúvida que a previdência privada vale a pena. Você consegue um investimento seguro e com rendimentos bastante competitivos, e ainda conta com liberdades que outros investimentos não contam. E você, o que está esperando para adquirir de vez um plano de previdência privada? Fale conosco aqui na PREVISC, seu plano ideal pode estar aqui.