PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Blog

22/01/2020
Dicas para organizar seu dia no home office

Joelle Steinger é empreendedora e escritora nos EUA. Ela relata que sempre quis aproveitar a liberdade de trabalhar em home office. Quando finalmente migrou seu trabalho para casa, percebeu que as distrações, as demandas domésticas e alguns hábitos – como trabalhar de pijama e checar toda hora as redes sociais – eram um veneno para a produtividade.

Isso foi extremamente frustrante para Joelle, pois ela se deu conta de que para conseguir trabalhar no home office seria necessário manter uma disciplina rígida, algo que nada tinha a ver com a tão sonhada flexibilidade. Mas não tinha jeito: era isso, ou voltar para o escritório tradicional.

Por isso, começou a aprender sobre gerenciamento de tempo, organizou sua rotina e finalmente conseguiu equilibrar sua vida. Veja algumas dicas:

1. Acorde todos os dias no mesmo horário. E acorde cedo.

2. Crie o hábito de começar o dia sempre pela mesma atividade.

3. Por mais que esteja com pressa, não deixe de preparar um bom café da manhã.

4. Comece seu dia pela tarefa mais importante, que provavelmente não é assistir TV, checar e-mails ou ver quem curtiu o seu post no Instagram.

5. Divida seu tempo em blocos de uma ou duas horas de trabalho bem focado. E durante estes períodos, procure não se distrair, sair do escritório ou checar e-mails e redes sociais…

6. …e então, faça pausas entre estes blocos de tempo.

7. Separe períodos na sua agenda diária para esporte, amigos e ócio. E aproveite estes momentos sem culpa.

8. Tenha sempre comida em casa, para não perder tempo com decisões do tipo “onde vamos almoçar?” ou com o tempo perdido em sair para comer e voltar para o escritório. Este tempo deve ser utilizado para uma refeição tranquila e sem pressa em casa. E, quando for abastecer seu freezer, aproveite para optar por alimentos mais saudáveis.

9. De vez em quando mude de janela: saia de casa e vá trabalhar em um café, escritório de coworking ou até no parque.

10. Saiba a hora de “fechar o boteco”. Trabalhar noite adentro não é producente. E o dia seguinte de uma noite mal dormida é ainda menos produtivo.

Fonte: Go Home