PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC
PREVISC: Administradora de planos de previdência, fundada pelo Sistema FIESC

Notícias

09/04/2021
Conheça o Glossário do Investidor

A gente sabe que o momento está delicado na economia. E, com isso, algumas pessoas começaram a enxergar os investimentos como uma boa saída para complementar a renda de casa. Mas, antes de começar a investir, é preciso conhecer o glossário do investidor, que são os principais termos e seus significados no mundo dos investimentos:

Rentabilidade - um dos termos mais importantes usados no mercado financeiro, nada mais é do que o retorno que você tem sobre o investimento que foi realizado.

Carteira de ativos - é o conjunto de aplicações que uma pessoa possui. Assim, depois de analisar o seu perfil, você será capaz de montar uma carteira de ativos mais adequada aos seus objetivos

Ações - uma ação é uma pequena fração do capital social de uma empresa. Então, ao investir em ações da Petrobras, por exemplo, você está adquirindo uma parte dessa companhia. 

Alíquota - percentual aplicado para calcular o valor de algum tipo de imposto, como o Imposto de Renda. Por exemplo, o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) tem alíquotas pré-definidas pelos governos estaduais para cada tipo de produto ou serviço.

Custódia - esse termo bastante usado no mercado financeiro caracteriza a guarda e o exercício de direitos sobre títulos e valores depositados em nome de um determinado investidor.

Come-Cotas - antecipação do recolhimento do imposto de renda em fundos de investimento, esse sistema, a cada seis meses, recolhe cotas dos fundos em alíquotas que podem ir de 15% a 20%.

Liquidez - é a facilidade que uma aplicação tem de ser convertida em dinheiro para você sem que haja perda de valor. Quanto mais rápido esse processo for, mais alta é a liquidez daquele ativo. Liquidez diária é quando um ativo que possui liquidez diária pode ser resgatado a qualquer momento, já liquidez no vencimento é quando você não pode retirar seu capital antes do prazo final do investimento.

Volatilidade - é a força do movimento ou da variação da cotação de um determinado ativo em um período específico. Ela é calculada todos os dias, mas o período de análise pode acabar variando de acordo com o mercado que está sendo estudado.

Aproveitamos para lembrar que a previdência complementar é uma boa opção de investimento pois além de permitir poupar para o futuro e obter rentabilidades sobre suas aplicações como em outras opções de investimentos, traz consigo outros benefícios como facilidades no processo sucessório, possibilidade de recolhimento de imposto de renda menor e não há teto para o benefício da previdência complementar como há na Previdência Social.

Além disso, os planos possuem carteiras de investimentos balanceadas, contemplando produtos de renda fixa e variável, além de outros tipos como investimentos estruturados, produtos imobiliários e empréstimos pessoais oferecidos pela própria entidade, que trazem mais desempenho alinhado à uma maior segurança. Clique aqui e conheça os planos da PREVISC.